O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, esteve presente, no passado dia 9 de junho, segunda-feira, na inauguração do Centro SIPAM do Barroso (Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial do Barroso), em Aldeia Nova, Montalegre, que decorreu no âmbito das celebrações do feriado Municipal de Montalegre.
Este investimento pretende valorizar uma identidade coletiva, um espaço dinamizador da certificação da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), que engloba divulgação, estudo e degustação, mas também investigação sobre este território onde os habitantes mantiveram, durante séculos, as práticas agrícolas, silvícolas ou pastoris.
O Centro do SIPAM do Barroso, situado em Aldeia Nova, integra o Centro de Interpretação do Território, o Centro de Apoio à Realização de Atividades de Montanha e o Centro de Demonstração e Prova de Produtos Endógenos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, o Centro SIPAM do Barroso “é um compromisso com a preservação do património, a valorização dos produtos endógenos e a promoção de um desenvolvimento sustentável que honra o passado e projeta o futuro”, acrescentando que “o Barroso foi distinguido por manter viva a agricultura tradicional como pilar de identidade e progresso. Por isso, devemos proteger e partilhar este legado com o mundo”.
Fotos: Município de Montalegre