Decorreu esta quarta-feira, dia 23 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, mais uma ação de formação promovida pelo Município de Boticas, no âmbito da Feira Gastronómica do Porco, com o intuito de valorizar cada vez mais a produção do fumeiro tradicional, através do cumprimento das regras sanitárias estabelecidas e sob o máximo rigor, o que permite obter produtos de excelente qualidade.
Dividida em três sessões ao longo do dia, a ação contou com a participação de cerca de 40 produtores de fumeiro inscritos na 22ª edição do certame, que se realiza de 9 a 12 de janeiro de 2020, no Pavilhão Multiusos de Boticas.
O tema da ação “Produtos cárneos curados. Otimização das condições de cura e secagem visando a redução de defeitos sensoriais e riscos para o consumidor”, permitiu aos participantes adquirir novos conhecimentos relativamente à forma como o fumeiro e os enchidos são produzidos, secos e apresentados ao consumidor final.
As sessões foram moderadas pelo médico veterinário municipal, João Paulo Costa, e ministradas por Luís Patarata, docente do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e por Maria João Fraqueza, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.