Feira do Porco "online" volta a ser um sucesso
BOTICAS, 2022-01-19 17:16:31

Feira do Porco Feira do Porco Feira do Porco

Tal como aconteceu no ano passado, devido à evolução pandémica de Covid-19, também a 24ª edição da Feira Gastronómica do Porco se realizou apenas no formato online, através da plataforma digital BoticasTem, uma solução encontrada pela Câmara Municipal de Boticas juntamente com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, para ajudar os produtores de fumeiro a escoarem a produção destinada para o certame.

Até à data foram contabilizadas cerca de 700 encomendas de fumeiro, enchidos e outros produtos locais, que deram origem a um volume de negócios a rondar os 85 mil euros, um montante mais elevado que em 2021 e bastante significativo, tendo em conta que muitas famílias do Concelho se dedicam ao fabrico tradicional de fumeiro.

Com o cancelamento da feira presencial, a Autarquia e a Associação Empresarial voltaram a unir esforços e ajudar os produtores de fumeiro a escoarem o stock de produto fabricado para o evento, tendo assim o devido retorno financeiro do seu trabalho.

O modelo de vendas online tem vindo a revelar-se um importante canal de escoamento de mercadoria e um dos recursos com mais impacto na promoção e divulgação dos produtos endógenos do Concelho de Boticas.

O feedback por parte dos consumidores é bastante positivo e revelador da qualidade excecional do fumeiro alusivo à Feira do Porco, havendo registo de clientes a realizar a terceira compra desde o dia 6 de janeiro, data em que a plataforma arrancou com as vendas de fumeiro, enchidos e derivados do porco.

Além do elevado número de encomendas enviadas para as zonas centro e sul do país e, inclusive, ilhas, destacam-se também os pedidos expedidos para Espanha, Luxemburgo, Suíça e outros países onde residem emigrantes portugueses.

Também os produtores de fumeiro têm vindo a manifestar a sua satisfação pelo apoio dado pelo Município de Boticas e, sobretudo, pelo sucesso de vendas através da plataforma, demonstrando a sua disponibilidade para continuarem a responder aos pedidos dos clientes.

Os números das vendas deixam, naturalmente, satisfeito o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, que revela o seu contentamento por, mais uma vez, a autarquia estar a cumprir o desígnio para o qual se propôs.

“Atendendo ao momento difícil que atravessamos e ao facto de este ser o segundo ano consecutivo que nos vimos “obrigados”, por força da pandemia de Covid-19, a cancelar a realização da Feira do Porco de forma presencial, é gratificante constatar que as vendas através da plataforma digital estão a correr muito bem e que os nossos produtores estão a escoar o produto que tinham disponível para o certame”, afirmou o autarca.

Fernando Queiroga destacou ainda que “a autarquia não descurou também o setor da restauração e, em parceira com a Associação Empresarial Botiquense, lançou a campanha “Boticas à Mesa”, como forma de atrair mais gente aos restaurantes do Concelho. Com esta iniciativa, além de atrairmos mais gente à nossa terra, uma vez que os clientes recebem um voucher de 50% do valor que pagaram e que podem gastar numa próxima visita, estamos a apoiar os nossos empresários e a contribuir para a recuperação da economia local”.

De referir que o site www.boticastem.pt vai disponibilizar a compra de fumeiro até que o stock dos produtores esgote, sendo que, dentro em breve este tipo de artigos deixarão de estar disponíveis para venda por serem produtos sazonais fabricados apenas no inverno.

Contudo, a plataforma continuará ativa, disponibilizando outro tipo de artigos como mel, doces e compotas, licores, chás e infusões, entre outros, o que permite aos clientes adquirir produtos de Boticas durante todo o ano.

Para o Presidente da Mais Boticas, Paulo Aleixo, “esta plataforma continuará a ser uma montra daquilo que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas. Pretendemos que o site BoticasTem seja dinâmico, interativo e que tenha atividade regular ao longo de todo ano para, por um lado, satisfazer as necessidades dos compradores e, por outro, contribuir para a dinamização da economia local, sendo este mais um canal de escoamento dos excelentes produtos endógenos existentes em Boticas”.

Fernando Queiroga   Verão em Festa 2023   Água   Boticas Parque (BNB)   Rampa de Boticas   Ambiente   Património Agrícula Mundial   Cartão Social   Feira Gastronómica Porco   Casas do Conhecimento   +Boticas   Vespa das Galhas de Castanheiro   S. Sebastião   Vespa Velutina   CPCJ   Protecção Civil   Aventura no Barroso   Gond-Pontouvre   Boticas Mexe   Desporto

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso