O Gabinete itinerante de Atendimento ao Munícipe (GAM), um serviço que a Câmara de Boticas implementou em 2006 e que permite o tratamento de vários assuntos sem a necessidade de deslocações à sede de Concelho, tem vindo a revelar-se um importante apoio para as populações desde o início da sua implementação e, em particular, durante a atual situação pandémica de Covid-19.
Com a disponibilização deste serviço descentralizado e de proximidade, os munícipes podem tratar de questões relacionadas com a autarquia, Segurança Social, Finanças, CTT, serviços de Saúde, nomeadamente marcação de consultas médicas e pedidos de receituário crónico, de forma simples e sem necessidade de grandes deslocações, uma vez que as duas carrinhas do GAM percorrem, semanalmente, praticamente todo o Concelho de Boticas.
Em termos estatísticos, no ano de 2020, as duas unidades móveis do GAM realizaram cerca de 20 mil atendimentos.
Numa abordagem geral, constatou-se que, entre 2008 e 2020, o número de atendimentos concretizados ultrapassou os 200 mil, um número bastante revelador da eficácia e do impacto positivo que este serviço de proximidade tem junto das populações do Concelho.
De referir ainda que, após o desagrado demonstrado pela população no que concerne à entrega de correspondência por parte dos CTT, a Câmara de Boticas assumiu, no passado mês de agosto, através de um protocolo celebrado com os CTT, a distribuição de correio urgente e não urgente, para fazer face às necessidades dos munícipes, passando este serviço a integrar também a estrutura do Gabinete itinerante de Atendimento ao Munícipe.
De agosto a dezembro de 2020, o serviço de entrega de correspondência realizou cerca de 20 mil entregas, entre correio normal, azul, registado e encomendas.
Mais um serviço disponibilizado pela Câmara de Boticas tendo em linha de conta os anseios e bem-estar geral das populações, facto que demonstra a eficácia do executivo municipal em resolver os problemas que vão surgindo no Concelho.
Face aos dados apresentados, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, mostrou-se satisfeito por verificar que “o apoio prestado pelo GAM é uma mais valia para a população do Concelho, sobretudo para os nossos idosos que nem sempre têm possibilidade e meios próprios para se deslocarem à vila e tratarem dos seus assuntos pessoais”.
“Mais do que o número de atendimentos, aquilo que realmente me deixa feliz é constatar que a população saiu beneficiada com a implementação deste serviço, principalmente nestes tempos de pandemia, em que as duas unidades móveis estiveram sempre em funcionamento e a prestar apoio aos nossos munícipes”, acrescentou o autarca.