O Largo de Nossa Senhora da Livração, em Boticas, foi palco na passada quinta-feira, dia 29 de maio, da cerimónia de Juramento de Bandeira do RI 19, prestando homenagem aos novos elementos do Exército, que se preparam para servir com honra e responsabilidade, e valorizando o papel essencial que desempenham na segurança e soberania nacional.
Dando seguimento à cooperação existente entre o Regimento de Infantaria Nº19 (RI19) de Chaves e os concelhos do Alto Tâmega, esta foi a terceira vez que Boticas acolheu uma cerimónia de Juramento de Bandeira, onde 39 novos recrutas do 2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2025 juraram honrar e defender a pátria e os portugueses perante o estandarte nacional.
A cerimónia foi presidida pelo Brigadeiro General José Miguel Moreira Freire, acompanhado pelo comandante do RI 19, Coronel Manuel Mendes Cavaco, na qual também marcou presença o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, vereadores do município, Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, assim como outras entidades civis e militares e representantes de instituições locais.
A solene cerimónia militar contou ainda com a atuação da Banda Militar do Exército – Destacamento do Porto e com centenas de pessoas, entre familiares e amigos dos recrutas, populares e crianças das escolas do Concelho, que quiseram associar-se e assistir à cerimónia.
Da sessão constou uma parada e um desfile militar, a entrega de diploma ao instruendo melhor classificado do curso e a imposição das Boinas, terminando com a atuação da Banda do Exército – Destacamento do Porto.
De referir que, a cerimónia de Juramento da Bandeira, é o ato mais solene e significativo na vida de qualquer militar, marcando de forma permanente um compromisso individual de cada um com a Pátria e com a defesa da Nação.