No passado dia 2 de Agosto, sábado, decorreu no Parque Boticas Natureza e Biodiversidade um Curso de Iniciação à Fotografia de Natureza, que permitiu e incentivou o público, uma vez mais, à proximidade com a natureza e os seus recursos de forma pedagógica e divertida.
O curso foi ministrado pelo Professor da UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, João Carrola, e englobou uma componente teórica, da parte da manhã, que permitiu aos participantes obter conhecimentos sobre macrofotografia de natureza, tais como os controlos da câmara, a importância da cor e nitidez da fotografia e edição de imagem. Já durante a parte da tarde, os participantes puderam colocar os conhecimentos em prática, com uma saída de campo pelo parque. Apesar do tempo não se apresentar nas melhores condições os participantes capturaram uma série de fotografias que, no final, foram analisadas e comentadas pelo Professor que ministrou o curso.
Este evento teve como principal objetivo transmitir alguns conhecimentos técnicos ao público interessado nesta temática, permitindo, ao mesmo tempo, que estes pudessem disfrutar da Natureza de forma diferente, especialmente num local tão privilegiado e com tanta diversidade faunística e florística como é o BNB. Pretendeu-se também mostrar que este tipo de fotografia está ao alcance de todas as pessoas e de todas as lentes, e que o que é preciso é saber tirar partido da nossa máquina fotográfica, conhecer os conceitos básicos da fotografia, algumas técnicas e muita prática.
O Curso contou com a animação e boa disposição de todos os participantes, o que acabou por se traduzir em resultados bastante positivos, ficando o pedido e a expetativa para uma segunda edição, de modo a complementar os conhecimentos adquiridos neste curso de iniciação.