A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou no passado sábado, dia 4 de outubro, mais uma edição da Festa das Colheitas, em Covas do Barroso.
O trilho desta edição percorreu as aldeias de Covas, Romainho e Muro, levando os participantes a conhecer o património natural e cultural da região bem como as mais belas paisagens do Barroso - Património Agrícola Mundial e o seu elevado interesse ecológico. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecerem as calçadas medievais, as levadas e regadios, moinhos e azenhas e os extensos carvalhais e campos agrícolas de Covas do Barroso.
Esta edição contou com mais de 400 participantes, sendo a maioria oriundos de fora do concelho de Boticas, o que, segundo a organização, reflete a importância destas iniciativas para divulgar, promover e dinamizar a economia local.
A Festa das Colheitas contou com a animação musical do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso, música tradicional, desfolhada à moda antiga, mercadinho de produtos locais, jogos tradicionais e a merenda final, onde não faltou a vitela, o porco no espeto, o fumeiro característico desta região e o pão centeio feito no forno comunitário, entre outras iguarias.
Como habitualmente, a iniciativa foi organizada pela Associação Celtiberus e contou com o apoio do Município de Boticas e da Junta de Freguesias de Covas do Barroso.