5.º Simpósio de Saúde Pública do Barroso
BOTICAS, 2017-06-05 16:26:52

Vídeo

Realizou-se no passado dia 2 de junho, no Boticas Parque Natureza e Biodiversidade, a quinta edição do Simpósio de Saúde Pública do Barroso.

O colóquio, organizado pelo Município de Boticas juntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB), contou com a participação de vários profissionais ligados à área da saúde humana, animal e ambiental.

Sob o lema “Animais + Humanos = Uma só Saúde”, foram abordados temas como “Toxi-infeções Alimentares”, “Salmoneloses” e “Zoonoses Parasitárias”.

A quinta edição teve como oradores convidados Ana Paula Martins (ALS Global), Ana Isabel Mendes (Colaboradora do Departamento de Saúde Pública do Norte), Fernando Trajano Lima (Poultry Technical Manager Biomin – Áustria), Helena Moreira (Técnica de Saúde Ambiental do Departamento Pública do Norte), Luís Madeira de Carvalho (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa) e Silvana Belo (Instituto de Higiene e Medicina Tropical).

A sessão de abertura contou com a presença  do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que enalteceu o sucesso da iniciativa.

“É com muita satisfação que vejo a grande evolução que este simpósio tem vindo a ter desde a primeira edição. Isso demonstra a importância e o impacto que a realização de iniciativas como esta tem não só no panorama da saúde pública local mas também regional”.

O autarca afirmou ainda que “é fundamental que se consciencializem as pessoas e as populações para a evolução dos tempos e das novas necessidades relacionadas com a saúde animal e que afetam diretamente o nosso bem-estar”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Manuel Gonçalves, a Diretora do Departamento de Saúde Pública do Norte, Maria Neto, a Diretora Executiva do ACES ATB, Laurentina Teixeira, o Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, António Gomes, e a Sub-Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Maria da Graça Fernandes, também integraram a sessão de abertura.

Por sua vez, o encerramento do fórum ficou a cargo do Vice-Presidente da autarquia, Guilherme Pires, e de elementos da organização.

Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Senhor do Monte   Atividades de Verão   Centro de Artes   B.V.B.   Aventura no Barroso   Defesa da Floresta   Festa de Boticas   CIM do Alto Tâmega   Canil Municipal   Carnaval   Boticas Parque (BNB)   Litio   Feira Gastronómica Porco   Dia do Idoso   Gond-Pontouvre   São João   Educação   Natal do Idoso   Autarquia

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024