Cooperativa Agro Rural de Boticas comemorou 70 anos
BOTICAS, 2022-11-28 14:04:55


A Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB) assinalou no passado sábado, dia 26 de novembro, 70 anos de existência com uma cerimónia à altura da ocasião.

As comemorações arrancaram ao início da manhã, com a receção das diversas entidades e representantes de instituições locais, regionais e nacionais, nomeadamente a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na sede da CAPOLIB onde, após uma breve visita ao espólio e às instalações da cooperativa, procedeu ao descerrar de uma placa juntamente com o Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, e do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.

Logo de seguida teve lugar, na ala lateral do Pavilhão Multiusos de Boticas, a cerimónia comemorativa do aniversário que contou, entre outros, com a presença do Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, do Presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFRAGI), Idalino Leão, do antigo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, do Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, e da ministra Maria do Céu Antunes.

O ponto alto do dia foi a apresentação do livro “70 Anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas”, um momento com grande simbolismo para a instituição e seus associados, uma vez que na obra é feita uma descrição da história da CAPOLIB desde a sua criação até aos dias de hoje, sendo que a publicação teve o importante contributo de Miguel Freitas.

Para o responsável pela CAPOLIB, Albano Álvares, “a comemoração de 70 anos de existência da Cooperativa de Boticas é um marco histórico para o concelho e para a região. Nem sempre teve um percurso fácil, mas, graças às resiliência, força de acreditar e trabalho daqueles que fizeram e continuam a fazer parte desta instituição, foi possível chegar até aqui sempre com espírito de mudança e adaptação”.

“Quero deixar um agradecimento especial à Câmara Municipal de Boticas pelo apoio e colaboração que tem dado à CAPOLIB ao longo dos anos, por acreditar na nossa instituição e por nos ajudar a fazer mais e melhor em prol do nosso concelho”, finalizou Albano Álvares.

Por sua vez, Fernando Queiroga destacou “o orgulho enorme em poder participar nas comemorações dos 70 anos da CAPOLIB, uma instituição que tem contribuído, de forma significativa, para o crescimento sustentável do setor agropecuário e, recentemente, também florestal da nossa terra”.

“É, sem dúvida, uma entidade com grande relevância para os produtores e agricultores do concelho, assim como para o desenvolvimento da economia local e divulgação dos nossos produtos endógenos “, rematou o autarca.

Quanto à ministra Maria do Céu Antunes enalteceu o percurso realizado pela CAPOLIB, assim como as outras cooperativas agrícolas do país, referindo que “para que haja mais agricultura, uma agricultura mais sustentável e um desenvolvimento económico e social consentâneo neste território é fundamental reconhecer o trabalho que tem vindo a ser feito pela cooperativa de Boticas durante estes 70 anos”.

Fundada em 1952, a CAPOLIB tem vindo a desenvolver um trabalho notável junto dos produtores e agricultores locais, no que concerne ao apoio às produções, promoção e venda de produtos endógenos, em especial a Carne Barrosã DOP e o Mel de Barroso DOP, e melhoria de qualidade de vida dos seus associados, contribuindo, assim, para a divulgação do que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, pela FAO.

Tags

Dia do Idoso   Actividades de Verão   Boticas Parque   Natal do Idoso   Livros / Lançamentos / Feiras   Kung Fu Boticas   Comissão Municipal de Defesa da Floresta     Dia Nacional dos Moinhos   Feira Gastronómica Porco   Sapadores Florestais   Senhor do Monte   Desporto   Património Agrícula Mundial   Documentário   +Boticas   Gond-Pontouvre   Vespa das Galhas de Castanheiro   Conselho Local de Ação Social   Atividades de Verão  

Últimas

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024