O Parque de Natureza e Biodiversidade acolheu, na passada sexta-feira, dia 3 de junho, a quarta edição do Simpósio de Saúde Pública do Barroso, que tal como nas edições anteriores teve como lema o princípio de “Animais + Humanos = Uma só Saúde”. Este conceito acaba por ser uma estratégia, à escala mundial, para expandir colaborações e comunicações interdisciplinares em todos os aspetos dos cuidados de saúde para seres humanos, animais e para o ambiente.
O colóquio, organizado numa parceria entre o Município de Boticas e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB), contou com a participação de vários profissionais ligados à área da saúde humana e animal, ambiental, entre outros.
Os temas abordados na quarta edição do Simpósio foram a “Sarna – Uma Zoonose Emergente?”, a “Toxoplasmose e a sua importância para a Saúde Pública”, os “Riscos Biológicos e Químicos” e a “Segurança no Trabalho”. As intervenções estiveram a cargo de Pedro Fabrica (MERIAL), Ana Barbosa e Marta Santos (Médicas Internas do Centro de Saúde de Boticas), Ana Patrícia Lopes (UTAD), Leandro Oliveira Lopes e Rui Capucho (USP Alto Tâmega e Barroso), Berta São Brás (Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa) e Paulo Martins (USP Barcelos/Esposende).
A sessão de abertura do colóquio contou com a presença dos representantes das entidades organizadoras, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e a Diretora Executiva do ACES ATB, Laurentina Teixeira. Também participaram na sessão inaugural, o Diretor Geral de Alimentação e Veterinária, Álvaro Mendonça, e o Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso.
O encerramento do Simpósio ficou a cargo do Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, e da vereadora da autarquia botiquense, Maria do Céu Fernandes, que agradeceu a presença de todos e congratulou a organização pela realização e sucesso do evento.