Em funcionamento desde 2006, o Gabinete itinerante de Atendimento ao Munícipe (GAM), um serviço implementado pela Câmara Municipal de Boticas com o objetivo de responder aos pedidos solicitados pelos munícipes residentes nas localidades mais distantes da vila, realizou cerca de 15 mil atendimentos no ano de 2018.
Desde que entrou em funcionamento, constatou-se que o GAM, composto por duas unidades móveis que semanalmente percorrem o Concelho de Boticas, é um importante apoio para a maioria das populações, uma vez que, graças a este serviço, os munícipes não têm necessidade de se deslocar com tanta frequência à vila para resolver ou tratar de assuntos relacionados com a autarquia e outras entidades localizadas na sede do município.
No ano de 2018 foram prestados cerca de 15 mil atendimentos relacionados com serviços da autarquia, Segurança Social, Finanças, EDP, CTT, Serviços de Saúde, nomeadamente marcação de consultas médicas e pedido de medicação, entre outros.
O GAM presta também apoio aos emigrantes, através da ajuda na resolução de diversos assuntos relacionados, por exemplo, com a legalização de veículos ou a contabilização do tempo militar para efeitos de reforma.
De 2008 a 2018, em termos comparativos, o número de atendimentos realizados pelas duas unidades móveis praticamente que duplicou. Em 2008 foram contabilizados 8417 atendimentos sendo que em 2018 foram prestados 14975 serviços de apoio à população.
Desta forma e num período de dez anos, o número de serviços solicitados pelos munícipes junto do GAM têm vindo, gradualmente, a aumentar.
Face a estes números, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, demonstrou- se agradado por verificar que “a implementação do GAM foi uma aposta ganha na melhoria do bem-estar geral das populações do Concelho, sobretudo dos mais idosos, que nem sempre têm possibilidade de se deslocar à vila para tratar dos vários assuntos”.