No âmbito do Programa Nacional de Regadios, o Ministério da Agricultura aprovou um conjunto de projectos de reabilitação de regadios tradicionais nos seis concelhos que integram a área da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT), num investimento a rondar os quatro milhões de euros.
Desta fatia, um pouco mais de meio milhão de euros (541.202,32€) será investido no Concelho de Boticas, beneficiando os regadios das freguesias de Beça, Covas do Barroso, Dornelas e Vilar e Viveiro.
Os projetos agora aprovados serão financiados na totalidade por fundos comunitários.
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, mostra-se “satisfeito com este investimento, até porque a beneficiação dos regadios tradicionais era há já algum tempo um imperativo, no sentido de poder não só fazer face às necessidades, mas também numa lógica de rentabilização e diminuição das perdas da água destinada, neste caso, à agricultura”. O Presidente da Câmara reforça ainda que “o Concelho de Boticas continua a ter na agricultura, associada à pecuária, o sector predominante na economia e sustento da população, pelo que é fundamental que possamos apoiar os nossos agricultores para garantirem uma maior rentabilidade das suas explorações e da sua actividade”.