Com o início do novo ano escolar (2014/2015), e numa iniciativa que se irá repetir pelo décimo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Boticas vai oferecer os livros escolares a todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, uma medida que procura contribuir de uma forma significativa para a melhoria das condições de vida da população botiquense e o apoio aos agregados familiares do concelho.
Apesar das dificuldades e limitações financeiras que as autarquias enfrentam, o Município entende que a Educação é um setor determinante para o crescimento e desenvolvimento do concelho e, portanto, o apoio à educação é uma prioridade da autarquia de Boticas, que apesar do esforço financeiro que isso implica, continuará a apostar neste setor e a desenvolver todos os esforços necessários para que todas as crianças do concelho tenham as melhores condições de ensino.
Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, sublinha que “estas iniciativas proporcionam a todas as crianças do nosso concelho iguais condições de ensino, sendo também uma preciosa ajuda para os agregados familiares na redução dos encargos com a educação dos filhos. A aposta nos apoios à educação e às nossas crianças justifica todos os esforços realizados e será sempre uma prioridade à autarquia”.
Recorde-se que a Câmara de Boticas foi pioneira na oferta dos manuais e material escolar aos alunos do 1º ciclo, iniciativa que aconteceu pela primeira vez no ano letivo de 1998/99, tendo posteriormente servido de exemplo a várias outras autarquias, que adotaram iguais medidas. Mas, para além deste apoio, a autarquia botiquense suporta ainda outros encargos decorrentes da educação no 1º ciclo do ensino básico e nos jardins-de-infância, como sejam o transporte escolar, o fornecimento do almoço e lanche, os prolongamentos de horário e as atividades extracurriculares.
A entrega dos livros e manuais escolares terá lugar já na próxima segunda-feira (dia 15 de setembro), no Agrupamento de Escolas Gomes monteiro, Boticas, a partir das 14 horas.