O Grupo de Teatro Fórum Boticas apresentou, na passada segunda-feira, dia 11 de agosto, na Junta de Freguesia de Boticas e Granja, a peça de teatro “O Lobisomem”, de Camilo Castelo Branco, com encenação de Hermínio Chaves Fernandes.
A ação desta comédia decorre em Ribeira de Pena, vila onde o autor estudou latim, no início da sua juventude, e se divertiu bastante.
Uma aldeia localizada nas serras de entre Douro e Minho vive assombrada com as aparições de um lobisomem que ronda as imediações da povoação. Entre o medo e o mistério, resta ao povo tentar descobrir a quem dos vizinhos recaiu tamanha maldição.
A peça fala de João da Eira, personagem que tem a mulher e a filha “aflitas”, porque ambas terão visto um lobisomem numa encruzilhada. A notícia espalha-se pela aldeia e instala-se o pavor na região.
As peripécias da peça desenrolam-se no meio da vida rural do Alto Tâmega, vivida no tempo de Camilo Castelo Branco, que nos dá, em “O Lobisomem”, um quadro fiel e bem-humorado da vida, da cultura e até do modo de falar das gentes locais no seu tempo.
Foram muitos aqueles que aceitaram o repto e assistiram à encenação da comédia, num final de noite diferente e muito divertido, nesta altura do ano, época em que muitos emigrantes regressam à sua terra para passar as férias.