Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Boticas
BOTICAS, 2014-09-05 15:49:10

 

No passado dia 31 de agosto, domingo, foi inaugurada a tão aguardada Unidade de Cuidados Continuados de Boticas, uma infraestrutura onde os utentes terão ao seu dispor um conjunto de serviços, tais como enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia e tratamento personalizado, aliado a um apoio social ativo e contínuo, que permitirá a continuidade de cuidados integrados a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.

A inauguração contou com a presença de várias entidades e representantes institucionais, entre os quais o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, Fernando Campos, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, o Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, os Provedores de várias Casas da Misericórdia da região, assim como de centenas de convidados que fizeram questão de acompanhar de perto o início de um importante investimento social e económico realizado no concelho botiquense. Tendo em conta a falta de uma unidade de saúde capaz de prestar os devidos cuidados aos utentes com problemas de mobilidade e em situação de dependência, sobretudo do concelho de Boticas, e a cada vez maior desertificação do interior, a aposta numa unidade desta tipologia pretende dar uma resposta às reais necessidades da população local e de todo o Alto Tâmega, promovendo ao mesmo tempo a criação de novos postos de trabalho e a sequente dinamização económica do concelho. Além disso, e apesar de neste momento estarem disponíveis somente vinte camas, foi anunciado pelo próprio Secretário de Estado da Solidariedade que, já no próximo mês de outubro, será retificado o despacho que permitirá a colocação de mais quatro camas nesta unidade de cuidados continuados, permitindo assim a prestação de cuidados de saúde a um maior número de utentes.

A cerimónia de inauguração coincidiu ainda com a celebração do 10º Aniversário da Misericórdia de Boticas, enquanto instituição autónoma (durante quinze anos esta instituição esteve ligada à Santa Casa da Misericórdia de Chaves), e com a atribuição dos títulos de Irmão Benfeitor à Câmara Municipal de Boticas, grande parceira do trabalho social realizado pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas, ao Padre Arnaldo Moura, capelão da Misericórdia de Boticas, ao Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e ao Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho. Para além destes reconhecimentos honoríficos, também as funcionárias com mais de 20 anos de trabalho ao serviço da Misericórdia de Boticas foram homenageadas com uma medalha honorária, pelos seus anos de dedicação e trabalho desenvolvido em prol da causa social desta instituição.

As comemorações foram finalizadas com a atuação do Grupo Coral da Misericórdia de Arganil, seguida de um jantar comemorativo do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, realizada no Pavilhão Multiusos.  

De relembrar que a implementação do projeto da “Unidade de Cuidados Continuados de Boticas” resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III - Equipamentos Sociais para a Coesão Local – Unidades de Cuidados Continuados, com um investimento total elegível de 1.842.857,14 € através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 1.290.000 € com uma taxa de comparticipação de 70%.

Tags

Volta a Portugal   Assembleia Municipal   Concurso Pecuário   Kung Fu   Senhor do Monte   Feira do Livro   +Boticas   B.V.B.   PAVT   IMI   CEDIEC   Nadir Afonso   Festival do Folclore   Boticas Parque   Boticas Fashion   Centro de Artes   Feira Gastronómica do Porco   Desporto   Presidente   Heróis da Fruta  

Últimas

Flor do Noro venceu 3º Concurso de Montras de Natal

Flor do Noro venceu 3º Concurso de Montras de Natal

Alunos da Escola Gomes Monteiro assistiram ao “Auto da Barca do Inferno”

Alunos da Escola Gomes Monteiro assistiram ao “Auto da Barca do Inferno”

XXI Feira Gastronómica do Porco – Balanço

XXI Feira Gastronómica do Porco – Balanço

XXI Feira Gastronómica do Porco – Animação

XXI Feira Gastronómica do Porco – Animação

S. Sebastião celebra-se este domingo

S. Sebastião celebra-se este domingo

Presidente da Câmara recebido no Ministério da Agricultura

Presidente da Câmara recebido no Ministério da Agricultura

XXI Feira Gastronómica do Porco – Concurso de Fumeiro

XXI Feira Gastronómica do Porco – Concurso de Fumeiro

Crianças cumpriram a tradição e cantaram os Reis na Câmara Municipal

Crianças cumpriram a tradição e cantaram os Reis na Câmara Municipal