Carolo de Santo António em Covas do Barroso
BOTICAS, 2010-07-01 18:01:30

No passado dia 14 de Junho celebrou-se em Covas do Barroso o “Carolo de Santo António”, também designado como “Festa das Almas”, tradição secular que o povo cumpre religiosamente todos os anos.

À hora marcada para o início da celebração acorreu o povo da freguesia e das aldeias vizinhas ao Largo do Cruzeiro, onde se encontra a Capela de Nossa Senhora da Saúde, para assistir à missa pelas almas, seguindo-se uma procissão à volta do cruzeiro e da capela, ao som das orações e cânticos em honra e memória das almas do purgatório.

No final, de acordo com a tradição, os mordomos distribuíram pão (este ano cozeram cerca de 230 broas) e vinho, previamente benzidos pelo pároco, a todos os presentes.

Findo o bodo comunitário, um dos mordomos tocou o sino. Três simples toques que impõem o silêncio aos convivas, ordenando a cada um que reze, silenciosamente, pelas almas.

Seguiu-se um animado leilão. Os devotos ofereceram animais (galos e coelhos), peças de carne de porco fumada (pés, orelheira, etc.), mel, cebolas, bebidas, entre outros bens. Leiloaram-se também as sete broas que sobraram. O dinheiro obtido no leilão é para custear esta festa.

As origens desta festividade perderam-se nos tempos. Outrora era organizada pelos membros da Irmandade de Santo António e Almas, actualmente são os bairros da freguesia – Barreiro, Cima de Vila, Centro do Cruzeiro (outrora chamado Mó de Cima), Rua da Fonte (outrora designado Mó de Baixo), Sargaçal e Romaínho – que, num sistema de rotatividade, organizam aquela que é uma das mais significativas manifestações do espírito de partilha, comunitarismo e religiosidade destas comunidades rurais.

Sapadores Florestais   Conselho Local de Ação Social   Centro de Artes   Desporto   Janeiras / Reis   Cartão Social   Presidente   Património Agrícula Mundial   São João   Boticas Parque (BNB)   Idosos   Educação   Natal do Idoso   Canil Municipal   Boticas Mexe   Água   B.V.B.   Vespa das Galhas de Castanheiro   Juventude   Visita de Estudo a Lisboa

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024