Construção do Centro de Artes Nadir Afonso já arrancou
BOTICAS, 2010-06-30 16:09:18

Já arrancaram as obras de construção do “Centro de Artes Nadir Afonso”, um espaço que perpetuará a ligação do Mestre Nadir Afonso, um dos maiores expoentes da pintura contemporânea portuguesa, ao Concelho de Boticas, de onde era natural a sua mãe (mais propriamente da aldeia de Sapelos), e que permitirá elevar a oferta cultural de Boticas, colmatando a ausência de um espaço cultural condigno e constituindo uma importantíssima mais-valia para o Concelho, para a região do Alto Tâmega e até para o norte do país, assumindo-se ainda como um projecto inovador que atrairá público nacional e estrangeiro, contribuindo para a criação de novas dinâmicas e maior visibilidade de Boticas.

O “Centro de Artes Nadir Afonso” resultará da construção de um edifício de raíz, cujo projecto foi elaborado pelo gabinete de arquitectura “Louise Braverman, Architect, P.C.”, com sede em New York, USA, e pelo gabinete de arquitectura “PPA Arquitectos”, com sede em Rio de Mouro, de acordo com as linhas traçadas pela Fundação Nadir Afonso, com quem o Município de Boticas assinou um protocolo para a realização desta obra.

Este espaço irá ter cerca de 80 obras do artista disponíveis em exposição permanente, albergando ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional, uma biblioteca relacionada com temáticas ligadas à pintura e uma escola de pintura. Ao mesmo tempo, o Centro de Artes terá também por função o lançamento de publicações editoriais promovidas pela Fundação ou pelo Município, a realização de colóquios, seminários e outras acções de idêntica natureza, para além da promoção de outras actividades.

Numa recente visita a casa do Pintor, em Cascais, o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, teve oportunidade de informar Nadir Afonso sobre o começo das obras do Centro de Artes, o que o deixou muito satisfeito, até porque, como o próprio confessou, deposita “uma grande expectativa relativamente ao Centro de Artes, esperando que este espaço possa vir a contribuir decisivamente para o aumento e a consolidação da oferta cultural em toda a região”.

De resto, Nadir Afonso prometeu visitar “in loco” as obras de construção do Centro de Artes, o que deverá acontecer já no decorrer do próximo mês de Agosto, altura em que terá presente uma exposição do edifício da Câmara Municipal de Boticas, o que acontecerá pelo terceiro ano consecutivo.

O Centro de Artes Nadir Afonso – Promoção da Capacitação Institucional e de Desenvolvimento Regional e Local resulta de uma candidatura apresentada ao Programa ON.2, Eixo Prioritário V – Governação e Capacitação Institucional, com um investimento total elegível de 2.464.285,71 € através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 1.725.000 € com uma taxa de comparticipação de 70%.

Volta a Portugal   Igualdade   Atividades de Verão   B.V.B.   Exposições   Conselho Local de Ação Social   Património Agrícola Mundial   Presidente   Festa de Boticas   Assembleia Municipal   Natalidade   Rampa de Boticas   Senhor do Monte   Vespa Velutina   Conselho Municipal de Juventude   Verão em Festa 2023   Cartão Social   Corrida de Abril   CPCJ   Chegas de Bois

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo