Navegar pelo Turismo, Cultura e Património de Boticas - CI PAVT
BOTICAS, 2020-05-07 11:25:55

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Apesar disso, é nossa vontade que o público não deixe de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, pelo que, uma vez que, neste momento,  as visitas presencias não serão possíveis, iremos destacar, semanalmente, na página do Município, um equipamento ou sítio através da publicação de um texto e de fotos, para desta forma virtual transmitirmos a informação necessária para visitas futuras mais informadas e apelativas.”

CI PAVT – Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva

O Centro de Interpretação do PAVT (Parque Arqueológico do Vale do Terva), localiza-se na aldeia de Bobadela. Funciona como lugar de conhecimento, proporcionando uma exposição permanente que apresenta as características e história do território do PAVT, facultando ao visitante informação que lhe permitirá partir à descoberta da paisagem cultural do vale superior do rio Terva. Instalado na antiga casa paroquial, que foi recuperada para o efeito, o Centro de Interpretação possui um programa expositivo que inclui, no piso 0, a receção e auditório, onde se faz o acolhimento e encaminhamento dos visitantes e uma exposição permanente no piso 1. Na SALA DO TERRITÓRIO apresenta-se uma caraterização interpretada dos valores patrimoniais naturais e culturais do PAVT. Através de conteúdos expositivos estáticos e multimédia, que incluem maquetas, projeções vídeo, espólio arqueológico, espécies vegetais, monitores tácteis, gavetas didáticas, fotografias e silhuetas, o visitante fica a conhecer a geologia, a cobertura vegetal, a fauna, a flora, os monumentos arqueológicos, a história da ocupação do território, as suas aldeias e as tradições das suas populações.
Na SALA DA MINA recria-se o cenário de uma antiga mina romana, proporcionando uma experiência sensorial que simula a circulação numa galeria subterrânea, semelhante às existentes no complexo mineiro antigo do vale do Terva. Através de vídeos e monitores tácteis, é também proporcionada informação sobre a história da mineração no mundo e na zona do PAVT.

Na próxima semana voltaremos ao PAVT, para vos falarmos das Minas do Limarinho.

O PAVT tem um Web Site próprio – https://www.pavt-boticas.pt/

e uma página no Facebook - httpss://www.facebook.com/pavtboticas/

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito