Exposição do Projecto "Boticas: Património com História"
BOTICAS, 2010-10-28 16:35:46

Vídeo

O Átrio dos Paços do Concelho acolhe, desde o dia 26 de Outubro e até 20 de Novembro, uma Exposição do Projecto “Boticas: Património com História”, denominada “Nem Só de Pão Vive o Homem”.

Esta exposição reúne alfaias agrícolas e outros objectos que marcaram o dia-a-dia das gentes do Concelho e constituem uma parte importante do seu património, muito ligado à agricultura e à pecuária, que ao longo se séculos foram o principal “motor” das economias neste meio rural.

De resto, esta Exposição é o culminar de um trabalho e de um Projecto mais vasto que a Câmara Municipal de Boticas tem em curso desde Novembro de 2008 e cujos objectivos passam por contribuir para a preservação e divulgação do património cultural do concelho, procedendo à caracterização, diagnóstico e levantamento das realidades do concelho no que respeita aos imóveis e sítios, bem como aos bens móveis, sejam eles arquitectónicos, etnográficos, artísticos ou antropológicos, com vista ao conhecimento da história e das “riquezas” do concelho, não se limitando, contudo, à simples obtenção de informação, mas sim criar ferramentas de gestão e pesquisa na qual a informação obtida se torne acessível a todos. Depois de um inventário rigoroso e exaustivo, reunindo toda a informação recolhida, estão já em elaboração materiais informativos que passarão a estar à disposição de todos, tanto em suportes físicos (através de livros, panfletos e desdobráveis), como em suportes digitais (num website criado para o efeito e em CD-ROM).

Este Projecto, tão necessário quanto ambicioso, resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial enquadrada no regulamento Específico – Património Cultural, aprovada com um investimento total elegível de 150.647,81 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 120.518,25€ com uma taxa de comparticipação de 80%.

Anexo Disponível

Catálogo da Exposição

[Formato . pdf - 2.1 MB KB]

Confraria   Casas do Conhecimento   Janeiras / Reis   Educação     Património Agrícula Mundial   Sessões Informativas   +Boticas   Vespa Velutina   B.V.B.   Boticas Parque   Centro de Artes   Boticas Fashion   Natalidade   Kung Fu Boticas   Ambiente   Cão de Gado Transmontano   Rali   Semana da Leitura   Gond-Pontouvre