Semana da Leitura 2013
BOTICAS, 2013-05-06 12:44:56


Numa iniciativa conjunta do Município de Boticas, promovida através dos serviços da sua Biblioteca Municipal, em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, realizou-se, no decorrer da semana passada (entre os dias 22 e 26 de Abril), a "Semana da Leitura 2013", iniciativa integrada no Plano Nacional de Leitura e na Rede de Bibliotecas Escolares e este ano subordinada ao tema: "O Mar".

À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, as actividades foram articuladas e desenvolvidas também em parceria com o vizinho Município de Montalegre e das suas Bibliotecas Municipal e Escolares, no âmbito da implementação daquela que se pretende venha a ser a futura Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso.

Ao longo de toda a semana realizaram-se várias actividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal de Boticas, na Biblioteca Escolar, no Auditório Municipal, no átrio da Câmara Municipal e nos jardins do Ribeiro do Fontão, junto à estátua de Miguel Torga.

O programa proposto era variado e visou, fundamentalmente, estimular os mais jovens à prática da leitura, incutindo-lhes o gosto pelos livros, através da realização de acções adequadas às várias faixas etárias.

Cada dia da semana contou com uma temática diferente, desde as Outras Leituras, a Prosa, passando pela Poesia e pela Expressão Dramática, realizando-se assim diferentes actividades conforme a temática do respectivo dia.

Entre as actividades de maior relevo e as principais novidades em relação ao programa de anos anteriores contam-se: a exposição no átrio do edifício da Câmara Municipal intitulada “Mergulha + na Leitura”; o debate na Rádio Fórum Boticas sobre a importância da leitura, que contou com a participação de vários alunos dos vários níveis de ensino, do bibliotecário municipal e da responsável pelo Plano Nacional de Leitura do Agrupamento de Escolas e, que, também se realizou à tarde na Rádio Montalegre, conjuntamente com os técnicos, professores e bibliotecários daquele concelho; as leituras e declamações de poesia ao ar livre, junto à estátua de Miguel Torga, nos jardins do Ribeiro do Fontão, com a participação da Vereadora da Educação e do escritor e poeta António Vilhena; as conversas e actividades com o escritor e poeta António Vilhena no Auditório Municipal onde apresentou o seu mais recente livro de histórias infantis: “A formiga barriguda” para os alunos do pré-escolar e do 1º. ciclo; o teatrinho de fantoches apresentado na Biblioteca Municipal e dinamizado pelo bibliotecário municipal, professora bibliotecária e pela responsável pelo PNL do Agrupamento de Escolas, com a peça: “A menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre muitas outras.

No dia dedicado à Expressão Dramática, sexta-feira 26 de Abril, que contou com a participação do dramaturgo Abel Neves, através da sua visita ao Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, foi também o dia da estreia da peça de teatro: “Além as estrelas são a nossa casa”, no fundo, um conjunto de seis pequenas peças, da autoria do próprio Abel Neves, que brindou Boticas com a sua presença nesta estreia e que foi brilhantemente levada a palco pelo Grupo de Teatro Fórum Boticas, contando com a encenação de Hermínio Fernandes.

Durante toda a semana realizou-se também a "Hora do Conto" e a  “Maratona da Leitura” na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos.

Nesta iniciativa participaram o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos e Fernando Queiroga, respetivamente; o responsável pela Biblioteca Municipal e Presidente da Associação de Pais do Agrupamento, Ricardo Mota; a Bibliotecária Escolar, Maria João Guerra; o Diretor e a Subdiretora do Agrupamento, Américo Barroso e Ana Luísa Monteiro, respectivamente.

Simultaneamente e durante toda a semana, os alunos desenvolveram um conjunto de actividades diversas, nomeadamente: “Mergulho + na Leitura com a minha família”;“Mergulho + na Leitura com o meu Educador Pré-Escolar”; “Mergulho + na Leitura com o meu Professor Titular de Turma” – 1º ciclo; “Mergulho + na Leitura com o meu Director de Turma” – 2º e 3º ciclos.

Houve lugar ainda para estar em contacto com histórias dinamizadas de várias formas e para o visionamento de filmes no Auditório Municipal.

Com estas iniciativas, transversais a toda a comunidade escolar, e onde se pretendeu que toda a sociedade botiquense, e de uma forma especial, toda a comunidade educativa se envolvesse, acredita-se que possamos estar a contribuir para o aumento dos hábitos de leitura, sobretudo dos mais jovens, hábitos que, infelizmente, são cada vez mais reduzidos na sociedade portuguesa mas que é, certamente, com eventos desta natureza que podemos contrariar essa tendência.

Tags

Assembleia Municipal   Atividades de Verão   Idosos   Natal   Corrida de Abril     Juventude   Dia do Idoso   Verão em Festa 2023   Cartão Social   Freguesias   Sessões Informativas   ANMP   CIM do Alto Tâmega   Boticas Parque (BNB)   Seminário   Festas / Romarias   B.V.B.   Actividades de Verão   Igualdade  

Últimas

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”