Faleceu o Mestre Nadir Afonso
BOTICAS, 2013-12-11 17:25:33

Faleceu o Mestre Nadir Afonso

O mestre Nadir Afonso faleceu esta manhã, aos 93 anos, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado. Apesar dos já 93 anos, que tinha acabado de completar no dia quatro deste mês, Nadir Afonso ainda se mantinha ativo, embora com algumas limitações próprias da sua idade.

Nadir Afonso nasceu em Chaves, em 1920, onde passou a sua infância, tendo-se mudado mais tarde para o Porto, onde foi estudar Arquitetura na Escola de Belas-Artes. Porém, não era na Arquitetura que residia a sua verdadeira paixão, era na pintura. Em 1946, depois de obter o seu diploma, inscreve-se na École des Beaux-Arts em Paris, onde inicia os seus estudos em Pintura. Ao longo do seu percurso colaborou com grandes artistas internacionais vanguardistas, dos quais se destacam Le Corbusier e Oscar Niemeyer, ou ainda dos pintores Victor Vasarely, August Herbin e Richard Mortensen, com quem participou no movimento da arte cinética nos anos 1950, tendo exposto algumas das suas obras na famosa Galeria Denise René, em Paris. Para além de arquiteto e pintor, Nadir Afonso foi também um pensador e um filósofo, chegando a publicar algumas das suas reflexões, entre eles Universo e o Pensamento; O Sentido da Arte; Da intuição Artística ao Raciocínio Estético; As Artes: Erradas Crenças e Falsas Criticas; Nadir Face a Face com Einstein; Manifesto – O Tempo não Existe.

A partir de 1965 passa a dedicar-se exclusivamente à pintura e vê o seu trabalho reconhecido por diversas ocasiões. Em 1967 recebe o Prémio Nacional de Pintura e, passados dois anos, o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso. A Fundação Calouste Gulbenkian dedicou-lhe uma exposição retrospetiva que foi apresentada em 1970 no Centre Culturel Portugais, em Paris, e posteriormente em Lisboa. Teve também várias oportunidades de ver o seu trabalho exposto além-fronteiras, realizando mais de uma centena de exposições individuais entre 1949 e 2012, sendo as mais recentes no Museu Carlo Bilotti – Vila Borghese, em Roma e no Palazzo Loredan, em Veneza.

Em 14 de Dezembro de 2010, Nadir Afonso é condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Para o pintor, que afirmava ser impossível explicar a obra de arte através da razão, por esta ser “puramente intuitiva”, a sua vida foi passada a fazer aquilo que mais gostava, a criar arte. Uma arte intemporal, vanguardista e, no entanto, pessoal e intimista. Embora não tenha chegado a ver a sede da sua Fundação concluída, Nadir teve a honra de ver inaugurado o Centro de Artes com o seu nome, em Boticas. O município de Boticas orgulha-se de fazer parte das raízes deste grande artista, manifestando as suas mais sinceras condolências aos seus familiares e unindo-se neste último bem-haja a todos aqueles que continuarão a ver nas suas obras uma arte intemporal e uma fonte de inspiração.

Centro de Artes   Barragens Alto Tâmega   Visita de Estudo a Lisboa   Autarquia   Natal do Idoso   Feira Gastronómica Porco   Educação   Festas/Romarias   Litio   Assembleia Municipal   Atividades de Verão   CPCJ   Kung Fu Boticas   Património Agrícula Mundial   S. Sebastião   Actividades de Verão   Desporto   DHI   Boticas Parque   Protecção Civil

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”