9.º Encontro do dia do Homem da Granja
BOTICAS, 2013-04-30 17:39:14

No Senhor do Monte, em fins de Abril (último sábado), todos os anos os homens da Granja se  juntam para uma comemoração muito especial. «Festa do Homem da Granja», assim se chama o evento que, na prática, celebra as mulheres: porque nesse dia lhes dão eles, os homens, a possibilidade de ficarem elas em sossego sem ter que aturá-los.

Ora, verifica-se que a participação  de adeptos tem mantido um número regular e assinalável  nos últimos anos, ou seja,  a rondar a centena.

Amantes da natureza, isso justifica a escolha do sítio: o Senhor do Monte, onde a pureza da floresta abre o já enorme apetite para as três refeições agendadas para o dia em causa.

Amantes da gastronomia, isso justifica o terem-se precatado com uma fornada de pão centeio,  250 “Bejus”, 55 quilos de  vitela do Barroso, 4 cordeiros e respetivos ingredientes para a apetitosa caldeirada, dez frangos de churrasco para os iniciados, bolo com dimensão de cerca de um metro quadrado, cento e vinte maçãs golden, quatro barris de cerveja, sumos, coca-cola, café e digestivos.

Amantes da fotografia, isso justifica o não ter havido moço já feito que se não fizesse acompanhar da sua específica máquina fotográfica de cinco litros com o respetivo boletim analítico (tudo acima dos 14).

Amantes da música e em geral das belas-artes, isso justifica o terem assegurado a presença de concertinas e um elevado  número de bombos.

Amantes da palavra dada, isso justifica o terem jurado todos de jura sincera que em 2014 lá estarão de novo, dando descanso às senhoras e comemorando mais uma vez com três ótimas refeições,  bolo,  champanhe, concertinas e bombos, a «Festa do Homem da Granja».

Amantes do barulho e como já vem acontecendo nos últimos anos, neste agradável convívio, não poderia ter faltado o já tradicional fogo de artifício com assinável quantidade.

Curiosidades:

Está instituído que antes do corte do bolo, após o almoço, é sempre assinalado um minuto de silêncio em memória de todos aqueles que já fizeram parte do grupo que ali se reúne neste dia e que infelizmente já faleceram.

Agradecimentos:

Todos os convivas agradecem  ao Ricardo Afonso (por culpa do nascimento do seu filho Rodrigo), pela oferta do champanhe ali consumido.

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”