Relatório de Contas e Gestão de 2014 com saldo orçamental de três milhões de euros
BOTICAS, 2015-04-22 16:24:38

Cerca de três milhões de euros (2.947.974,86€) é o valor do saldo orçamental que transita para a gerência de 2015 da Câmara Municipal de Boticas. Este é o valor apresentado no Relatório de Contas e Gestão 2014 da autarquia, aprovado esta quarta-feira em reunião do Executivo e que agora será presente para apreciação e votação pela assembleia Municipal.

Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal, refere que estes valores “atestam bem da boa saúde financeira da autarquia, a que se soma o facto dos passivos financeiros terem sido de 0%, como resultado de não terem sido contraídos quaisquer empréstimos durante o ano de 2014”.

Da apreciação do Relatório de Contas e Gestão 2014 há ainda outros pontos que permitem auferir que a Câmara Municipal detém uma saudável solidez financeira, fruto de um planeamento e uma gestão eficaz dos recursos financeiros disponíveis, que evidenciam também alguns aspectos fundamentais para avaliar que as apostas feitas pelo executivo foram as mais acertadas. A dívida a médio e longo prazo foi reduzida em mais de 613 mil euros e a dívida a curto prazo em cerca de 38 mil euros, sublinhando-se ainda que o Município terminou o ano de 2014 com um prazo médio de pagamento a fornecedores de apenas 15 dias.

Em termos de taxas de execução, as despesas correntes obtiveram uma execução de 81,17% e a taxa de execução da receita (receitas correntes e de capital), foi de 85,18%.

Globalmente, e tendo em conta que o ano de 2014 se caracterizou por um contexto macroeconómico desfavorável, o Município de Boticas apresenta resultados muito positivos, que demonstram o esforço na consolidação do equilíbrio financeiro alcançado nos últimos anos. Para isso muito contribuíram as medidas impostas pelo Executivo Municipal, garantindo o cumprimento na adequação dos compromissos assumidos face aos recursos financeiros disponíveis.

Apesar dos constrangimentos económicos e financeiros com que o País de debateu em 2014, e a que o Município de Boticas não foi alheio, uma gestão racional e eficiente dos recursos disponíveis permitiu ao Executivo desenvolver o projeto preconizado para o concelho de Boticas, assumindo os apoios sociais, o apoio à criação de emprego e o desenvolvimento turístico como os três grandes pilares da sua atuação. E, apesar de todas as dificuldades que limitaram a sua ação e intervenção, foi possível continuar a percorrer o caminho que permite afirmar Boticas como um município de excelência social, onde a preocupação com o bem-estar da população e a consequente qualidade de vida no concelho, são, antes de qualquer obra, a prioridade da Autarquia. Uma atuação que tem merecido o reconhecimento por parte dos mais variados organismos e instituições independentes. A título exemplicativo, refira-se que em 2014 os apoios concedidos às famílias aumentaram em mais de 200%, o que equivale a mais 89.186,94€ atribuídos em apoios sociais face a 2013. No mesmo período, os apoios e subsídios atribuídos a instituições sem fins lucrativos, onde se enquadram as associações culturais, desportivas, recreativas e de solidariedade, tiveram um aumento de 135.853,59€, o que em termos percentuais corresponde a mais 54%. Também as transferências para as juntas de freguesia foram alvo de um aumento significativo, na ordem dos 35%.

O Presidente da Câmara sublinha ainda que “os resultados económicos e financeiros de 2014 abrem excelentes perspectivas para 2015 e são demonstrativos do caminho firme e seguro que o executivo tem vindo a percorrer, fazendo face às reais necessidades da sua população e primando por uma gestão aberta, transparente e rigorosa dos recursos financeiros, apostando no desenvolvimento de um projecto envolvente e direccionado para o bem estar e para a crescente melhoria das condições de vida da sua população”.

Vespa das Galhas de Castanheiro   Gond-Pontouvre   Verão em Festa 2023     Litio   Sapadores Florestais   Defesa da Floresta   Fórum Boticas   Presidente   +Boticas   B.V.B.   Dia do Idoso   Chegas de Bois   Fernando Queiroga   Feira Gastronómica Porco   Livros / Lançamentos / Feiras   S. Sebastião   Assembleia Municipal   Cartão Social   Visitas ao Concelho

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso