Simplificação dos serviços municipais através do Portal “Autarquia 24 – Boticas em Linha”
BOTICAS, 2018-02-08 12:32:10

A Câmara Municipal de Boticas vai facilitar o acesso dos munícipes e das empresas aos serviços administrativos e operativos através do Portal “Autarquia 24 – Boticas em Linha”, contribuindo para reduzir e simplificar a burocracia dos serviços da autarquia.

O portal foi reconhecido pela Agência para a Modernização Administrativa, com a disponibilização da autenticação através de Chave Móvel Digital e permitirá que os cidadãos e empresas possam tratar de diversos assuntos, como por exemplo licenciamento de obras, comunicação de ocorrências, candidaturas a apoios sociais, entre outros, de forma digital e sem necessidade de deslocações.

Na prática, qualquer munícipe poderá tratar de diferentes assuntos recorrendo ao uso do computador, tablet ou smartphone, acedendo apenas a uma aplicação, sem ser necessário deslocar-se para tratar dos mesmos presencial e fisicamente.

Além disso, os habituais processos em formato papel serão substituídos pelos digitais, possibilitando o aumento da eficiência e da redução dos custos adjacentes ao método tradicional de atendimento público, o que fará com que o Município se torne numa instituição amiga do ambiente.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, sublinha que “o acesso dos munícipes a este Portal vem simplificar ainda mais os processos, garantindo que tenham informação disponível a cada momento e qualquer hora, sem terem que se deslocar até à Câmara. Um Munícipe poderá, por exemplo, ter conhecimento do andamento do seu processo de licenciamento de uma construção acedendo simplesmente ao smartphone, podendo solicitar informação adicional e/ou efectuar novos requerimentos. Resumidamente, esta nova ferramenta digital que disponibilizamos não apenas simplifica como aproxima ainda mais a administração autárquica dos munícipes e a torna mais aberta e transparente. Entendo que é fundamental acompanharmos a evolução da tecnologia, tirando partido das ferramentas que temos ao nosso dispor para simplificar a vida do dia a dia da nossa população”.

Fernando Queiroga reforça ainda que “esta ferramenta permite que qualquer cidadão possa ter acesso à internet, o que contribuirá para atrair mais pessoas para este território, até porque poderão trabalhar nas suas casas como se estivessem num gabinete num qualquer concelho do Litoral. Entendemos que desta forma contribuímos positivamente para tornar mais atractivo o concelho de Boticas.”

Este projeto é financiado pelo NORTE 2020 – Eixo Prioritário 9 - Capacitação Institucional e TIC, OT2 – Melhorar o acesso às TIC, P.I- 2.3 - O reforço das aplicações TIC na administração pública em linha, aprendizagem em linha, infoinclusão, cultura em linha e saúde em linha, e tem um investimento total elegível de 240.553,03€ e uma comparticipação FEDER de 204.470,08€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT