Troféu Downhill Boticas 2017 com record de participação
BOTICAS, 2017-04-11 16:53:14

Vídeo

Realizou-se no passado fim de semana, dias 8 e 9 de abril, a 3ª edição do Troféu Downhill Boticas, que este ano foi, pela primeira vez, prova Internacional Classe 2, da Union Cycliste Internationale (UCI).

O Troféu Downhill Boticas 2017 contou com uma participação que ultrapassou os 200 praticantes da modalidade, oriundos de vários pontos do país, de Espanha e também da Escócia.

Foram dois dias repletos de muita adrenalina, com os participantes a testarem os seus limites, numa pista muito rápida e fluída mas com um grau de exigência e concentração bastante elevado.

Os atletas mostraram-se satisfeitos com os ajustes técnicos realizados na pista, comparativamente ao ano anterior, assim como com a excelente organização e coordenação da prova.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, demonstrou a satisfação por ver que, mais uma vez, o Troféu Downhill Boticas foi um sucesso.

“É com muito agrado e satisfação que vejo que esta prova desportiva tem vindo a crescer e a alcançar um patamar internacional, o que é um excelente presságio para a próxima edição.”, disse o autarca.

Fernando Queiroga acrescentou que “para além da componente desportiva associou-se a vertente turística, um fator fundamental para a divulgação do concelho de Boticas”.

No que toca a resultados, o 1º lugar do pódio, na categoria Elites Masculino, foi para o atual campeão nacional de Downhill, Vasco Bica (MS Racing Portugal), que conseguiu cortar a meta em 2:16.299.

“Foi a primeira vez que vim a Boticas e gostei muito daquilo que encontrei aqui. Foi uma prova muito bem organizada, tem  pormenores que fazem toda a diferença. Gostei da pista, é muito rápida e segura, é ao meu estilo. Sem dúvida que vai ser uma prova a repetir”, disse Vasco Bica.

O 2º lugar foi para o atleta escocês Blair Lanchlan (The Dudes of Hazzard), com um tempo de 2:18.901, e o 3º e último lugar do pódio foi para Rui Teixeira (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense), que percorreu a pista em 2:20.009.

Quanto às Elites Femininas, que este ano contou com a presença de três atletas, o 1º lugar foi conquistado também pela atual campeã nacional da modalidade, Filipa Peres (MS Racing Portugal), que conseguiu um registo de 2:36.518.

Foi a segunda vez que a Filipa Peres participou no Troféu Downhill Boticas e, à semelhança da edição anterior, destacou a forma como a organização se preocupou com os atletas.

“Adoro esta pista, adoro a organização, preocupam-se connosco, aceitam os nossas sugestões e acho que isso é uma vantagem para todos os atletas. Este é um percurso que me agrada muito, gosto imenso de competir aqui”, realçou a atleta.

Por sua vez, Ana Leite (Enduro BTT Barga) conquistou o 2.º lugar com um tempo de 3:00.814, sendo que a atleta espanhola Inês Hervello (Kamikazes, C.D.), alcançou o último lugar do pódio com uma marca de 4:34.126.

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi João Baptista (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense), com o tempo de 2:35.917. Nos Juniores, a melhor classificação foi para Adan Castañeira (Kamikazes, C.D.), com 2:34.241.

Nos Master 30, Diego Alvarez (Singletreck Outdoor Sports) foi o vencedor com o tempo de 2:23.440. Em Master 40, o 1º lugar foi para Miguel Pintos (Galicia En Bici Scot), com a marca de 2.32.032. Por fim, Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), repetente nestas andanças e único participante na categoria Master 50, conseguiu percorrer a pista em 3:08.828.

Quanto à Promoção, o vencedor da categoria foi Luís Moura (Runnbike/BTT Boticas), que conseguiu o tempo de 2:27.343, voltando a repetir a proeza do ano anterior, tornando-se bicampeão do Troféu Downhill Boticas.

No final decorreu a habitual entrega de prémios a todas as categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito primeiros classificados à geral masculina e feminina. As equipas mais representativas também foram brindadas com um troféu, como foi o caso da Getpro/Linhas Afemar/Trocatense, Desportivo Jorge Antunes e MS Racing, que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.

Os troféus foram entregues pelo Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, pelo Vice-Presidente, Guilherme Pires, pela Vereadora do Desporto, Maria do Céu Fernandes, pelo Vereador Hélio Martins, pelo Presidente da Associação de Ciclismo de Vila Real (ACVR), José Albino Capelas, e pelo Comissário Internacional da UCI, Phillippe Dumoulin.

A prova desportiva foi organizada em parceria pela Câmara Municipal e pelo BTT Boticas, contando com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, ACVR e UCI.

Canil Municipal   Festival de Folclore   Confraria   Assembleia Municipal   Documentário   Festa de Boticas   Igualdade   Gond-Pontouvre   Visitas ao Concelho   Hora do Planeta   Senhor do Monte   Rali   S. Sebastião   Dia Nacional dos Moinhos   Vespa das Galhas de Castanheiro   Defesa da Floresta   Freguesias   FestInVale   Cartão Social   Conselho Municipal de Juventude

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”