Navegar pelo Turismo, Cultura e Património de Boticas - CEDIEC
BOTICAS, 2020-04-30 09:58:13

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Apesar disso, é nossa vontade que o público não deixe de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, pelo que, uma vez que, neste momento, as visitas presencias não serão possíveis, iremos destacar, semanalmente, na página do Município, um equipamento ou sítio através da publicação de um texto e de fotos, para desta forma virtual transmitirmos a informação necessária para visitas futuras mais informadas e apelativas.”

CEDIEC

O CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja contempla um núcleo de musealização, documentação e investigação, localizados num edifício de uma antiga quinta residencial e agrícola, em Boticas, a que está associado o Castro de Outeiro Lesenho (Povoado da Idade do Ferro).

No núcleo de musealização, está patente ao público uma exposição permanente de que se destacam, de entre as peças expostas, as réplicas das estátuas dos quatro Guerreiros Calaicos do Castro de Outeiro Lesenho e cujos originais estão no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, assim como uma réplica do Guerreiro da Citânia de Sanfins.

O CEDIEC, com o seu núcleo de investigação e documentação, presta-se a prestar apoio a investigadores que venham para o concelho, cedendo um espaço de trabalho, bem como material de apoio ao trabalho de campo (prospeção arqueológica).

Com a implementação e abertura do CEDIEC, a servir de interpretação e ponto de partida para uma visita ao Castro de Outeiro Lesenho, este ganhou visibilidade e importância e foi integrado, pela Direção Regional de Cultura do Norte, na Rede de Castros do Noroeste Peninsular.

O CEDIEC tem um Web Site próprio – www.cediec.pt e uma página no Facebook - httpss://www.facebook.com/Cediec-Boticas-411684952226485/

Esperamos em breve poder abrir portas e receber as Vossas visitas.

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT