Boticas reduz de 16 para 10 o número de freguesias
BOTICAS, 2012-09-28 16:14:56

Boticas reduz de 16 para 10 o número de freguesias Boticas reduz de 16 para 10 o número de freguesias

A Assembleia Municipal de Boticas aprovou hoje, por esmagadora maioria, a proposta de reorganização administrativa e territorial do Concelho de Boticas, contando com a unanimidade dos votos dos Presidentes das Juntas de Freguesia, inclusive daqueles cujas freguesias irão ser alvo de fusão.

Do documento agora aprovado, e que será reencaminhado para validação por parte da Assembleia da República, salta à vista a redução do número de freguesias, que passa de 16 para apenas 10. Neste processo, algumas irão ser alvo de agregação, como de resto a lei impõe. Assim, serão agregadas as freguesias de Ardãos e Bobadela (passam a integrar a Freguesia de Ardãos e Bobadela; Boticas e Granja (passa a ser a Freguesia de Boticas e Granja); Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega (passa a ser a Freguesia de Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega); S. Salvador de Viveiro e Vilar (passa a ser Freguesia de Vilar e Viveiro) e Alturas do Barroso e Cerdedo (passa a ser a Freguesia de Alturas do Barroso e Cerdedo). Exatamente iguais mantêm-se as freguesias de Sapiãos, Pinho, Dornelas, Covas do Barroso e Beça.

No final da Assembleia Municipal, Fernando Campos, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, mostrava-se agradado com o resultado da votação, pelo facto dela "espelhar o grande consenso que conseguimos alcançar no concelho de Boticas. Embora possamos ou não concordar com esta reforma administrativa, assumimos o nosso papel e fizemos o nosso trabalho, procurando chegar a soluções que estivessem dentro dos interesses das populações e das atuais freguesias, procurando preservar ao máximo a sua história, tradições e forma de estar. Não podíamos de forma alguma deixar que esta decisão fosse tomada por outros, que fariam a agregação das freguesias a 'régua e esquadro', o que seria muito mais prejudicial para nós. Ao longo dos últimos meses conversamos muito e foi possível ouvir e ir ao encontro das ideias e opiniões dos presidentes das juntas de freguesia, sendo possível alcançar este consenso".

Verão em Festa 2023   Casas do Conhecimento   CPCJ   Atividades de Verão   Idosos   Exposições   São João   Actividades de Verão   Conselho Municipal de Segurança   Juventude   Fernando Queiroga   ANMP   +Boticas   Chegas de Bois   Protecção Civil   Conselho Local de Ação Social   Barragens Alto Tâmega   Boticas Fashion   B.V.B.

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT

Boticas acolheu 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática