Comissão Municipal de Proteção Civil de Boticas reuniu para debater necessidades do concelho
BOTICAS, 2015-06-24 15:38:05

 

Realizou-se no passado dia 18 de junho, nos Paços do Concelho, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) onde foi feito o ponto da situação sobre o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil de Boticas e a atualização dos seus elementos.

O Presidente da autarquia botiquense, Fernando Queiroga, continuará a desempenhar funções de presidente da comissão. Para além do autarca, a CMPC tem como membros o comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes, o representante local da GNR, Henrique Oliveira, a autoridade de saúde municipal, representada por Rosa Crespo, o coordenador do Centro de Saúde de Boticas, Aloísio Loureiro. Também fazem parte constituinte da comissão o Presidente do Conselho de Administração do CHTMAT, Carlos Cadavez, representante dos serviços de Segurança Social e Solidariedade, Lígia Vieira e o Responsável do Gabinete Técnico Florestal, Ricardo Saldanha.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, aproveitou o momento para referir que nunca foi necessário acionar o Plano de Emergência de Proteção Civil graças à pronta e rápida intervenção das várias entidades locais nas operações de protecção e socorro.

O autarca informou que foram realizadas, por parte do município, intervenções nas vias de acesso logo após o término do inverno, assegurando, assim, o cumprimento das obrigações da protecção civil. As intervenções foram feitas com a colaboração da NORTSCUT e das Estradas de Portugal.

Foi, ainda, anunciado pelo presidente que o serviço Municipal de Proteção Civil efectuou o levantamento das necessidades de beneficiação das bocas de combate a incêndios urbanos, bem como a intervenção que o município está a desenvolver, no que se refere à sinalização das estradas municipais.

Ao longo da reunião foi comunicada, também pelo Presidente Fernando Queiroga, a intervenção realizada em conjunto com a CAPOLIB para a eliminação dos ninhos de Vespa Asiática existentes no concelho e referiu a parceria que a Câmara Municipal fez com a UTAD para a realização de acções de sensibilização sobre a vespa das galhas do castanheiro.

Por último, e no seguimento da intervenção, foi comunicado pelo presidente à comissão que os Bombeiros de Boticas vão passar a ter um Posto de Emergência Médica do INEM a partir do mês de julho mas que, apesar disso, continua preocupado com a falta de médicos no Centro de Saúde de Boticas e que já manifestou essa mesma preocupação ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo. O autarca botiquense demostrou, ao ministro, a sua disponibilidade para contribuir diretamente na resolução dessa situação, custeando, por exemplo, as deslocações e o pagamento das horas extras dos médicos que pretendam trabalhar no Centro de Saúde de Boticas.  

O flagelo da falta de médicos no interior do país foi também referido pela representante dos serviços de Segurança Social e Solidariedade, Lígia Vieira, e pelo representante da Administração do CHTMAD, Luís Aleixo, que informou a comissão acerca da sua recente participação numa reunião onde foi informado que a elaboração do plano de contingência de lugares de abrigo, dos profissionais de saúde, passou a ser da responsabilidade da protecção civil municipal.

O Presidente Fernando Queiroga, tendo conhecimento dessa responsabilidade, solicitou o envio de toda a informação e legislação correspondente a esse plano de contingência para poder tomar as devidas providências.

Tags

Festa de Boticas   Idosos   Centro de Artes   Autarquia   Exposições   Fernando Queiroga   Dia do Idoso   CIM do Alto Tâmega   Canil Municipal   Boticas Fashion   Feira Gastronómica do Porco   Comissão Municipal de Proteção Civil   Volta a Portugal   Água   Desporto   Boticas Parque   Festa Castreja   BTT   +Boticas   CEDIEC  

Últimas

Cardeal D. António Marto visitou Boticas

Cardeal D. António Marto visitou Boticas

Cancelamento da Corrida de Abril

Cancelamento da Corrida de Abril

Castro de Sapelos em processo de classificação como Património Cultural

Castro de Sapelos em processo de classificação como Património Cultural

Páscoa 2019

Páscoa 2019

Presidente da Câmara visitou crianças das Atividades de Ocupação de Tempos Livres

Presidente da Câmara visitou crianças das Atividades de Ocupação de Tempos Livres

 Aviso sobre a Realização de Queimas

Aviso sobre a Realização de Queimas

Sessão de Esclarecimentos sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro

Sessão de Esclarecimentos sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro

Relatório de Gestão e Contas de 2018 da Câmara de Boticas aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal

Relatório de Gestão e Contas de 2018 da Câmara de Boticas aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal