Centro Escolar de Boticas já tem quadros interactivos
BOTICAS, 2010-10-15 17:53:09

Tendo em vista o apetrechamento tecnológico das salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico, o Município de Boticas adquiriu três quadros interactivos, garantindo deste modo, a diminuição das desigualdades no acesso às novas tecnologias, que se faz sentir entre os alunos dos meios rurais e dos centros urbanos, que já se encontram em pleno funcionamento das salas de aula do Centro Escolar.

É reconhecido que o recurso à imagem facilita a aprendizagem, quer da leitura e escrita, quer da matemática. A imagem com cor, na sua função estética, quebra a monotonia, dando mais criatividade à mensagem, e um texto ilustrado e colorido é seguramente mais apelativo esteticamente. Se o professor, após ou durante uma explicação, apresentar uma imagem, esta permite um reforço perceptivo, facilitando a compreensão e a memorização de vários aspectos que passariam despercebidos com uma explicação essencialmente oral, não esquecendo a capacidade de memorização visual que têm as crianças desta faixa etária.

Este recurso à imagem é ainda potenciado pelo facto de lhe poder ser agregada música e um dinamismo obtido através de manipulação directa sobre as imagens que se apresentam no quadro interactivo.

Os quadros interactivos, experimentados em “primeira mão” pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, têm incluído um software interactivo, capaz de potenciar não apenas tudo o que no quadro é escrito ou projectado mas, essencialmente, capaz de permitir uma interactividade total com todas essas situações e aplicações.

A aquisição destes equipamentos resulta de uma candidatura designada por “aprender@boticas - Escola Interactiva”, apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário I – Competitividade, Inovação e Conhecimento, aprovada com um investimento total elegível de 10.320,00 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 8.256 €, com uma taxa de comparticipação de 80%. Para além da aquisição dos quadros interactivos, esta candidatura contempla ainda a instalação de um sistema de videovigilância que permita reforçar a segurança no espaço de ensino.

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT