Alunas de Boticas participaram em programa da RTP
BOTICAS, 2010-06-15 16:11:59

No passado dia 2 de Junho, as alunas do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, Eva Fernandes (5ºA), Sara Jesus (6ºB) e Joana Jorge (6ºB), acompanhadas da Coordenadora do Departamento de Línguas, professora Fernanda Luís Monteiro, e da responsável pelo Plano Nacional de Leitura do Agrupamento, a docente Ana Luísa Monteiro, deslocaram-se aos estúdios da RTP no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, para gravar um dos programas televisivos da segunda série do concurso “falaescreveacertaganha”.

A escola foi convidada pela estação de televisão para participar e aceitou o convite em virtude dos objectivos do programa serem interessantes a nível da Língua Portuguesa e se enquadrarem também ao nível do Plano de acção do Plano Nacional de Leitura e da Biblioteca Escolar, a nível da leitura.

As alunas foram seleccionadas pelos docentes de Língua Portuguesa do 2.º Ciclo, já que apenas este nível de ensino podia concorrer ao programa.

A equipa formada pelas três alunas chamava-se “as Calaicas”, nome escolhido como referência ao maior símbolo do concelho de Boticas: o Guerreiro Calaico, ex-líbris da arqueologia portuguesa, descoberto no grande castro do Lesenho e em exposição no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa. Durante o programa, uma das alunas explicou ao apresentador a origem do nome.

Para cada programa, a produção escolhe um livro, para a partir deste se desenvolverem as várias provas. O livro escolhido foi “Grunxo e Roncão”, da Editora “minutos de leitura”, escrito por Tracey Corderoy e ilustrado por Lee Wildish. Foi enviado um exemplar para a Escola, para as alunas se poderem preparar para o concurso.

A equipa, depois de ter começado muito bem o concurso, começou a perder pontos, devido ao facto de estarem bastante nervosas. Ainda ganharam a última prova, a da leitura, mas já não foi suficiente para conseguirem vencer. As alunas demonstraram um grande Fair-play, pois aceitaram muito bem a derrota e criaram um elo de ligação muito positivo com a equipa adversária, com a qual conviveram durante várias horas, antes e depois das gravações.

Os elementos da produção do programa, foram extremamente simpáticos, tendo oferecido o almoço e o lanche aos alunos, bem como profissionais, pois, verificando que a maioria das crianças estava bastante nervosa, tentaram tudo e proporcionaram momentos engraçados para tentar descontraí-los.

Esta actividade foi bastante positiva para as alunas, pois mesmo não tendo conseguido vencer puderam mostrar os seus conhecimentos a nível de Língua Portuguesa e de Leitura; conhecer “o mundo da televisão”, através de todas as fases para se gravar um programa televisivo, desde a sessão de maquilhagem até aos momentos de gravação; conhecer algumas das instalações da RTP do Porto, tais como: cantina, estúdios…

Tiveram ainda oportunidade de conhecer e conviver com outros apresentadores conhecidos, como por exemplo os da Praça da Alegria, Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Foi um dia diferente e que tão cedo estas alunas não vão certamente esquecer.

Cão de Gado Transmontano     Defesa da Floresta   Volta a Portugal   Educação   Feira Gastronómica Porco   Sapadores Florestais   DHI   Carnaval   Fórum Boticas   Boticas Parque (BNB)   Natal do Idoso   Natalidade   Canil Municipal   Assembleia Municipal   Festas/Romarias   Presidente   Senhor do Monte   S. Sebastião   +Boticas

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT