39 º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Boticas
BOTICAS, 2010-06-15 15:10:25



Vídeo


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas comemorou, no passado dia 06 de Junho, o seu 39º Aniversário, numa cerimónia simples, mas nem por isso menos simbólica, que reuniu a “grande família” dos bombeiros botiquenses e se transformou num dia de convívio e confraternização.

O programa obedeceu aos moldes de anos anteriores, começando pelo hastear das bandeiras e continuando com a romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros e directores já falecidos. Pouco depois realizou-se a formatura e a guarda de honra no quartel, no final da qual tiveram lugar as já tradicionais condecorações e imposição de medalhas aos bombeiros, premiando a sua dedicação ao serviço de voluntariado.

A sessão solene, realizada no Auditório da Corporação, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, do presidente da Direcção da Associação, Fernando Queiroga, do comandante dos Bombeiros de Boticas, Arnaldo Machado, e de Nuno Fernandes, em representação da Assembleia Geral da Associação.

Os discursos proferidos durante a cerimónia tiveram como ponto comum o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros de Boticas ao longo dos tempos e cujo empenho e dedicação tanto têm contribuído para a melhoria das condições de segurança e socorro das populações. O comandante dos BVB, Arnaldo Machado, lembrou mesmo todos aqueles que estiveram presentes na fundação dos Bombeiros Botiquenses, enumerando os nomes dos que integraram a escola prática para constituição do primeiro corpo activo dos Bombeiros, alguns deles ainda em serviço e outros entretanto já falecidos.

Ao mesmo tempo, foi ainda reforçado o papel que as instituições - em particular a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e os Conselhos Directivos - as empresas e particulares têm tido no apoio ao trabalho dos bombeiros, já que, “sem a ajuda de todos não seria possível ultrapassar as dificuldades que surgem no dia-a-dia”, como referiu o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Boticas, Fernando Queiroga, relembrando o trabalho que tem vindo a ser feito pela sociedade civil em prol dos bombeiros, em acções desinteressadas mas que ao longo dos anos têm alcançado uma grande relevância, traduzindo-se num apoio muito significativo à Associação e referindo-se, em concreto, ao grupo de amigos que têm sido os grandes responsáveis pela realização do Passeio de Motas e Moto 4, um evento que de ano para ano vê aumentar o número de participantes e cujas receitas, cada vez mais significativas, revertem a favor dos bombeiros, sendo aplicadas na aquisição de equipamentos indispensáveis à sua actuação.

A propósito, lembrou que as receitas da edição deste ano irão ser aplicadas na aquisição de uma ambulância 4x4, que ajudará os Bombeiros a fazerem chegar o socorro onde hoje é impossível chegar, quer devido a condições naturais do relevo, quer a situações atmosféricas adversas, nomeadamente a neve, que deixa muitas aldeias do nosso concelho praticamente isoladas. “A aquisição desta ambulância 4x4, que será também comparticipada pela Câmara Municipal e pelos próprios Bombeiros de Boticas, terá, no entanto, que esperar para mais tarde, não só porque a situação económica não é a mais favorável, mas também porque o fornecedor não tem capacidade de resposta para satisfazer todos os pedidos”, sublinhou.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, referiu que, pese embora o mau estado das finanças públicas nacionais, o que irá “obrigar a fazer muitos cortes e sacrifícios, o socorro e o auxílio às populações terá que estar sempre em primeiro lugar”, pelo que, garantiu, “a Autarquia continuará a apoiar os BVB e não fugirá às suas responsabilidades”, até porque, reconhece, “o rigor com que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas tem sido gerida merece o nosso reconhecimento e continuará, por isso mesmo, a merecer o nosso apoio”.

A festa continuou com a realização de uma Missa Solene e com o tradicional desfile apeado e motorizado pelas ruas de Boticas, sob o olhar atento dos muitos populares que se associaram a este momento de festa.

Seguiu-se um almoço convívio no Pavilhão Multiusos, no final do qual foram cantados os parabéns à Associação e cortado o bolo de aniversário pelos sócios fundadores desta associação.

Tags

Património Agrícula Mundial   DHI   Carnaval   Visita de Estudo a Lisboa   Freestyle   Dia Nacional dos Moinhos   Autarquia   Vespa das Galhas de Castanheiro   S. Sebastião   Protecção Civil   Conselho Municipal de Educação   Festa de Boticas   Obras   Cartão Social   Visitas ao Concelho   Assembleia Municipal   Boticas Mexe   Confraria   Documentário   Defesa da Floresta  

Últimas

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024