Apresentação do Projecto do CEDIEC em Lisboa
BOTICAS, 2010-10-15 17:06:30

No passado dia 8 de Outubro, a Câmara Municipal de Boticas apresentou, no Museu Nacional de Arqueologia, localizado no Mosteiro dos Jerónimos, o projecto do CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja, às entidades que são parceiras do Município na sua implementação, dando ainda conta das várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do referido projecto.

Entre as entidades que são parceiras do Município de Boticas na implementação do CEDIEC contam-se a Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Ministério da Cultura, através da Direcção Regional do Norte, IGESPAR, Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, Espanha, UNIARQ, Liga dos Amigos do MNA e Grupo de Amigos dos Guerreiros Castrejos (Gucas).

Este projecto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, aprovada com um investimento total elegível de 893.197,87 euors, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 714.559,90 €, com uma taxa de comparticipação de 80%, tendo já sido assinado, no passado dia 15 de Julho, entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte e o Município de Boticas, o respectivo Contrato de Financiamento.

Neste momento, o Município de Boticas encontra-se a desenvolver os procedimentos necessários à implementação das acções previstas.

Também estão a ser desenvolvidos contactos com o Museu Estadual de Sttugard (Alemanha), Museu de Pula (Croácia) e Museu de Aquila (Itália), para entreajuda destas entidades, para além naturalmente do Museu Nacional de Arqueologia.

O CEDIEC, mais do que uma importante valia para o Concelho de Boticas, também o é para Portugal, passando a ser sede de um pólo importante de investigação a nível europeu, que vai atrair estudiosos do tema, não só nacionais mas também muitos estrangeiros

Freguesias   Casas do Conhecimento   Visitas ao Concelho   Documentário   Autarquia   Senhor do Monte   Hora do Planeta   B.V.B.   Sapadores Florestais   Centro de Artes   Fernando Queiroga   Natalidade   Actividades de Verão   Defesa da Floresta   Festas / Romarias   Obras   Boticas Parque   Boticas Parque (BNB)   Chegas de Bois   CIM do Alto Tâmega

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso