3ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico foi um sucesso
BOTICAS, 2019-05-13 17:05:08

Vídeo

O Boticas Parque Natureza e Biodiversidade recebeu este domingo, dia 12 de maio, a 3ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico, um evento desportivo organizado pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e Projeto Raízes, com o apoio da Câmara Municipal de Boticas, Iberdrola e Ecomuseu de Barroso.

Este ano o Boticas Trail contou com a presença de mais de oito centenas de atletas e caminheiros, que participaram em três provas de caráter competitivo - trail longo, trail curto e mini trail -  e ainda na caminhada.

Foi com o sol a brilhar que os participantes disfrutaram das belas paisagens e trilhos existentes no Concelho de Boticas, classificado como Património Agrícola Mundial, e também da excelente gastronomia local.

No trail longo, um percurso com 29 kms e um desnível de 1100 metros, o grande vencedor foi Fernando Carvalho, que concluiu a prova em pouco mais de 2 horas e 38 minutos, seguido de Ilídio Moreira (2h39m15s), sendo que o terceiro lugar foi conquistado por Filipe Braz (2h41m18s).

No feminino, a primeira atleta a cortar a minha da meta foi Fátima Amoinha, (3h20m5s), o 2º lugar foi conquistado por Vera Fernandes (3h35m12s) e o 3º e último lugar do pódio foi para Belmira da Silva Reis (3h53m27s).

Por sua vez, o primeiro atleta a completar os 19 kms do trail curto foi Filipe Rocha, com um tempo de 1 hora e 37 minutos. O 2º classificado foi Sandro Silva (1h37m21s) e o 3º foi Pedro Vieira (1h37m27s).

Entre as atletas femininas, os três primeiros lugares foram para Sandra Pereira (2h11m13s), seguida de Andreia Teixeira (2h13m17s) e de Céu Costa (2h13m55s).

Quanto ao mini trail, o vencedor foi José António Miranda, que percorreu os 13 kms precisamente em 1 hora. O 2º lugar foi atribuído a Jaime Ribeiro (1h3m8s) e o 3º lugar foi conquistado por Carlos Morais (1h6m32s).

No feminino, apenas um segundo separou a vencedora Helena Teixeira (1h19m36s) da segunda classificada Ana Teixeira (1h19m37s), sendo que em 3º lugar terminou Ana Freitas (1h20m36s).

Além das provas competitivas realizou-se uma caminhada com cerca de 13 kms e houve ainda um espaço dedicado inteiramente aos mais pequenos, onde não faltou muita animação e diversão.

No final realizou-se a habitual cerimónia de atribuição dos troféus aos três primeiros classificados à geral, em cada categoria e às equipas mais representativas. Os prémios foram entregues pelos vereadores da Câmara Municipal, Guilherme Pires e Célia Carneiro, e pela representante ambiental do Projeto do Tâmega da Iberdrola, Sara Hoya.

A 3º edição do Boticas Trail - Caminhos do Galaico demonstrou ser, mais uma vez, um sucesso, não só pelo número de participantes, mas sobretudo pela forma como o Concelho de Boticas e as suas potencialidades, nomeadamente no que concerne aos desportos de natureza, foram promovidos junto de todos aqueles que visitaram o Município Barrosão.

Vespa Velutina   +Boticas   Festas/Romarias   Actividades de Verão   Confraria   Conselho Municipal de Segurança   DHI   Casas do Conhecimento   Documentário   Património Agrícula Mundial   Idosos   S. Sebastião   Verão em Festa 2023   Centro de Artes   Natal do Idoso   Fórum Boticas   Festas / Romarias   Volta a Portugal   Kung Fu Boticas   Protecção Civil

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher