Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva – 2.ª Fase / Visita da “Rusga de São Vicente”
BOTICAS, 2014-06-12 15:09:09

O grupo etnográfico do Baixo Minho “Rusga de São Vicente”, composto por cerca de 60 pessoas, visitou o PAVT – Parque Arqueológico do Vale do Terva, no passado dia 10 de junho.

A receber o grupo esteve o Vice-Presidente do Município de Boticas, Dr. Guilherme Pires e o Presidente da Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela, António Dias do Couto.

A visita, orientada pelo Doutor Luís Fontes da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, teve início da parte da manhã, com a visita ao CI PAVT – Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva (Bobadela – Boticas), onde foram sendo dadas explicações sobre a exposição permanente. Seguiu-se uma visita ao Museu Rural de Bobadela e uma visita guiada ao Parque Arqueológico do Vale do Terva, mais concretamente ao observatório de aves da lagoa do Brejo,  lagoa do Limarinho e galerias romanas de extração aurífera e plataforma de observação do Castro de Sapelos.

A visita terminou com um convívio, junto ao Forno Comunitário de Ardãos, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara e do Presidente e membros da Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela. A “Rusga de São Vicente” animou os presentes com a sua música e o baile prolongou-se até perto das 21:00 horas.

Esta foi mais uma visita inesquecível e animada ao PAVT, cuja implementação resulta da candidatura “Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva – 2.ª Fase”, apresentada ao EEC PROVERE AQUANATUR – PA/1/2012 EIXO PRIORITÁRIO II – VALORIZAÇÃO ECONÓMICA DE RECURSOS ESPECÍFICOS ON.2 O NOVO NORTE, cujo contrato de financiamento foi celebrado a 17 de junho de 2013, com investimento elegível de 1.087.089,00€ e financiamento FEDER de 869.671,20€.

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”