Avifauna do PAVT
BOTICAS, 2015-06-18 12:08:30

A Casa do Conhecimento de Boticas – Município de Boticas em parceria com a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus realizou, no passado dia 13 de junho, uma atividade desta vez dedicada às Aves do PAVT - Parque Arqueológico do Vale do Terva. Tratou-se do Workshop A AVIFAUNA DO PAVT, onde a Bióloga Célia Gomes fez uma apresentação das espécies prioritárias e mais características do PAVT, seguida de uma visita de campo para observação de aves na Lagoa das Minas do Brejo.

As aves exercem um importante papel na natureza, atuando de forma decisiva nos processo ecológicos, garantido as condições naturais adequadas à manutenção da biodiversidade, através da disseminação de sementes e  da polinização das flores. Regulam de forma natural as populações de insetos, de répteis, de artrópodes e de outros animais. A observação de aves, ou birdwatching, é um dos maiores segmentos do ecoturismo voltado para a conservação. Nenhum outro grupo de animais silvestre exerce maior atração sobre as pessoas, para a sua simples contemplação.

O PAVT integra uma Avifauna muito diversificada e já  inventariada no “ATLAS DA FAUNA DO PAVT”. Os participantes tiveram a oportunidade de  conhecer um pouco mais desta grande diversidade de aves e ao mesmo tempo puderam desfrutar da tranquilidade de estar num observatório de aves perfeitamente integrado na natureza, onde foi servido um lanche com sabores do Barroso.

Actividades de Verão   Igualdade   Cartão Social   Casas do Conhecimento   Senhor do Monte   Rampa de Boticas   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Festas / Romarias   Centro de Artes   Autarquia   Natal   Protecção Civil   Festival de Folclore   Feira Gastronómica Porco   B.V.B.   Canil Municipal   Vespa Velutina   Presidente   Património Agrícula Mundial

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT