Sensibilização e rastreios de saúde oral em Boticas
BOTICAS, 2012-02-21 14:24:57

Sensibilização e rastreios de saúde oral em Boticas

O autocarro "Saúde Oral Sobre Rodas" vai ser o cenário de uma campanha de sensibilização. A ONG Mundo a Sorrir e a Câmara Municipal de Boticas organizam, no âmbito do projeto “A Sorrir de Norte a Sul”, um conjunto de ações de sensibilização e rastreios de saúde oral. A iniciativa decorre no autocarro que estará na sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 17h30, na Praça do Município (em frente à Câmara Municipal). Os rastreios são abertos a toda a população. Entre as 14h e às 15h, no Auditório Municipal, decorrerão ações de sensibilização destinadas às cerca de 200 crianças do 1º ciclo.

Esta iniciativa, organizada com o intuito de promover os cuidados de saúde oral, conta com o apoio dos Enfermeiros do Centro de Saúde de Boticas e dos Médicos Dentistas locais. O projeto “A Sorrir de Norte a Sul” teve início no dia 5 de Novembro, em Mirandela. Seguiu-se Baião e Mogadouro. Agora, Boticas é o quarto município que acolhe o projeto que envolve, durante cerca de um mês, várias iniciativas de prevenção, informação e sensibilização. O objetivo é reduzir a incidência e a prevalência das doenças orais nas crianças e adolescentes e melhorar conhecimentos e comportamentos sobre saúde oral.

O Projeto “A Sorrir de Norte a Sul” conta com o apoio do Alto-Comissariado da Saúde e visa a realização de Campanhas de Saúde Oral em nove municípios do interior de Portugal, durante o período de nove meses, envolvendo 1800 crianças, adolescentes e idosos. Cada um destes municípios terá um mês para promover a saúde oral, através de várias atividades de prevenção e sensibilização a desenvolver junto das escolas, infantários, empresas, entre outras entidades de relevância comunitária.

Focando os dois principais grupos-alvo deste projeto (crianças 6-12 anos e adultos maiores de 65 anos), pretende-se observar e analisar o estado, evolução e deterioração da situação de Saúde Oral no interior de Portugal. Nestas zonas do país, a população adulta pertence ao grupo de portugueses com maior índice de perda dentária e com poucos recursos e interesse pela reabilitação oral. Assim, com este projeto pretende-se demonstrar aos mais jovens que a aposta na Saúde Oral é também uma aposta no bem-estar geral de cada um. O objetivo é evitar que os jovens assumam como exemplo aquele que é o estado atual da saúde oral de grande parte da população adulta com idade superior a 65 anos.

Este projeto pretende ainda apelar aos obstáculos e dificuldades inerentes ao interior do país que originam, muitas vezes, problemas demográficos e sociológicos que se apresentam já difíceis de contrariar. O município que acolhe o “mês da Saúde Oral” recebe um objeto de arte que simboliza um mês de dedicação a esta temática. No final do projeto, o objeto será oferecido ao município que mais se empenhar na promoção da Saúde Oral.

A Mundo a Sorrir (MAS) é uma organização sem fins lucrativos que actua no campo da Saúde Oral. O objetivo é promover o bem-estar nas comunidades mais desfavorecidas e, simultaneamente fazer chegar informação e cuidados básicos a populações e famílias com menos acesso a este tipo de conhecimento para que a Saúde Oral passe a ser um direito universal e acessível a todos. Esta ONG, que começou com 12 voluntários e hoje integra cerca de 500, já realizou mais de 25 mil rastreios e 7 mil consultas através de projetos nacionais e internacionais, nomeadamente na Guiné-Bissau e em Cabo Verde.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial