Seminário "O Fumeiro do Barroso"
BOTICAS, 2010-05-28 17:42:45

“No passado dia 18 de Maio de 2010 a Câmara Municipal de Boticas levou a efeito mais uma iniciativa vocacionada para a formação dos produtores de fumeiro da região do Barroso.

Sobre o tema “O Fumeiro de Barroso, das Explorações Pecuárias às Unidades Produtivas”, este seminário contou com a presença de várias dezenas de produtores da região do Barroso, bem como de diversos outros interessados, entre particulares e empresários, nesta arte de bem-fazer tão apreciada.

Na realidade, sendo a Gastronomia considerada património cultural, consagrado há já diversos anos, o Fumeiro de Barroso é certamente um forte contributo para esta merecida distinção, fruto da sua excelência, não só pela riqueza dos sabores que proporciona, como igualmente pela sabedoria acumulada e perpetuada ao longo de inúmeras gerações, na arte da sua confecção.

As apresentações foram proferidas por dois Médicos Veterinários Municipais, Dr. Francisco Neto da câmara municipal de Resende e Dr. João Paulo Costa da câmara municipal de Boticas e pela Eng.ª Manuela Condado, técnica superior da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Procurando dar uma panorâmica das várias etapas do processo produtivo, foram debatidos os temas do maneio de suínos em explorações de pequena dimensão, bem como os aspectos legais e práticos do licenciamento das explorações e das unidades produtivas.

A abordagem aos temas procurou ser o mais prática e ajustada à realidade da região, de forma a que os produtores se revissem nas matérias em discussão e pudessem daí retirar o máximo de proveito para a sua actividade.

Certamente que a formação dos produtores é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do sector e para a garantia da colocação no mercado de produtos genuínos, que transportam todo um saber e tradição acumulados de geração em geração, mas que cumprem igualmente os requisitos higio-sanitários e garantem ao consumidor a segurança alimentar dos mesmos.

Só assim se conseguirá perpetuar esta produção, tradicional e artesanal que tão fortemente contribui para a economia da região, para a fixação da população e para o desenvolvimento local e regional.

O Município de Boticas, consciente desta realidade, somou mais esta iniciativa a tantas outras que periodicamente tem vindo a organizar.”

S. Sebastião   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Casas do Conhecimento   Gond-Pontouvre   Rali   Presidente   Conselho Municipal de Educação   São João   DHI   Assembleia Municipal   Boticas Parque   Vespa das Galhas de Castanheiro   GDB   Confraria   Igualdade   Sessões Informativas   Verão em Festa 2023   Actividades de Verão   Barragens Alto Tâmega   CPCJ

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”