Apicultura, uma oportunidade de negócio sustentável
BOTICAS, 2011-03-30 18:46:51

Decorreu no dia 26 de Março último, no Auditório Municipal de Boticas, o seminário “Apicultura, uma oportunidade de negócio sustentável”, organizado pela Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), contando com o apoio da Câmara Municipal, e onde estiveram presentes cerca de 150 participantes.

A actividade apícola apresenta-se como um actividade económica que possibilita aumentar os “rendimentos familiares,” e tendo o mel de Barroso Denominação de Origem Protegida (DOP), cuja área geográfica se estende aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Vil Pouca de Aguiar, contribui para essa rentabilidade económica.

Com este seminário, “Apicultura, uma oportunidade de negócio sustentável”, pretendeu-se “promover a transmissão de novos conhecimentos e melhores práticas apícolas”, referiu Albano Álvares, presidente da CAPOLIB, na abertura do seminário, perante uma plateia de apicultores do Norte do país, maioritariamente da região.

Tendo como objectivo primordial “incentivar e estimular os apicultores para o correcto desempenho desta actividade, o que levará a um melhor retorno económico e à produção de um mel de elevada qualidade”, o seminário também pretendeu proporcionar aos presentes uma informação sobre os apoios existentes para a actividade. Para o efeito, o Eng. Rui Guerra, delegado regional do Alto Trás-os-Montes da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), fez uma alusão aos “Investimentos na Apicultura no âmbito do PRODER, e a Eng. Celina Bouça, também da DRAPN, sobre as “Ajudas Comunitárias” e do Programa Apícola Nacional 2011.

Já dentro de outras temáticas, o Eng. Luís Pereira, da empresa de agropecuária biológica BIOPENA, desenvolveu o tema “Sustentabilidade económica da produção apícola”, enquanto o Eng. Paulo Ventura abordou o tema da “Produção e conservação de pólen e própolis”.

Já durante a tarde, foram apresentados os temas “Gestão empresarial da actividade agrícola”, pelo Dr. Fernando Gonçalves, “Melhoramento genético no mundo das abelhas”, pelo professor Paulo Russo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e “Tratamento da Varroose”, pelo Dr. José Serranito, da Sociedade Comercial de Produtos Agro Pecuários IBERIL.

Após as intervenções, houve um espaço para questionar os palestrantes, momentos que foram bastante participados, indiciando a importância que o seminário teve para os presentes.

Verão em Festa 2023   Litio   Carnaval   Cão de Gado Transmontano   Canil Municipal   Visitas ao Concelho   Presidente   Água   ANMP   Actividades de Verão   Centro de Artes   Boticas Mexe   B.V.B.   Conselho Municipal de Educação   Fernando Queiroga   Atividades de Verão   S. Sebastião   Confraria   Casas do Conhecimento   Hora do Planeta

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024