"Desvendar o Universo do Céu de Boticas"
BOTICAS, 2011-10-18 11:45:06

Nos passados dias 11 e 14 de Outubro a palavra astronomia reinou no Município de Boticas, que levou a cabo, juntamente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a iniciativa "Desvendar o Universo do Céu de Boticas", de forma a promover a astronomia no Concelho e a despertar os botiquenses para esta ciência.

Nas duas noites, realizou-se uma actividade ao ar livre, de observação da Lua e do planeta Júpiter, através de um telescópio e, por alguns minutos, as atenções estiveram todas viradas para o céu e foi grande a satisfação dos observadores. Todos se revelaram surpreendidos com a imensidão e os segredos que o mundo da astronomia comporta.

Ao mesmo tempo, em paralelo com esta actividade, também os mais novos assumiram um papel de destaque nesta aventura de descoberta do mundo da astronomia. Durante os dias 11, 12 e 14 de Outubro, as crianças dos jardins-de-infância de Beça, da Santa Casa da Misericórdia e de Boticas e os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro visitaram os Paços do Concelho, para observar o sistema solar e as constelações num Planetário Insuflável, que contou as explicações do Prof. João Baptista, do Departamento de Geologia da UTAD. Apesar do receio inicial, os alunos mostraram-se muito divertidos e satisfeitos em ter participado na actividade. A contar pela adesão e o pelo sucesso desta diferente iniciativa cultural, os resultados não podiam ter sido melhores. Sinal de que a aposta da Câmara Municipal de Boticas na cultura tem tido a melhor das repercussões.

Hora do Planeta   Rali   Presidente   Confraria   Boticas Parque (BNB)   Senhor do Monte   Desporto   CPCJ   Festival de Folclore   ANMP   Feira Gastronómica Porco   Verão em Festa 2023   Conselho Municipal de Segurança   Educação   Freguesias   Assembleia Municipal     Corrida de Abril   Barragens Alto Tâmega   S. Sebastião

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”