Desenvolvimento do território através da Água foi tema central do IV Aqua Fórum do Alto Tâmega e Barroso
BOTICAS, 2022-12-06 15:04:21

O Vidago Palace Hotel recebeu na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, a 4ª edição do Aqua Fórum do Alto Tâmega e Barroso.

Mais uma vez, a água, recurso agregador que une os seis municípios do Alto Tâmega e Barroso – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar –, foi potenciada nas suas mais variadas vertentes, desde a agricultura, o turismo, a energia e as termas.

Além disso, foi ainda dada grande importância à escassez da mesma, uma realidade que assola vários territórios do país, nomeadamente a região do Alto Tâmega e Barroso, e como a sua utilização deve ser moderada, bem como a prevenção das perdas que ainda existem devido às condições precárias de algumas das infraestruturas que a transportam até às casas dos cidadãos.

No entanto, no que diz respeito a este último ponto, foi possível observar uma grande evolução no nosso país que se traduz em percentagens de perda cada vez menores.

Na 4ª edição do Aqua Fórum estiveram presentes personalidades e representantes de várias identidades que olham para os recursos hídricos de maneira sustentável e os exploram como forma de potenciar o crescimento turístico e económico da região do Alto Tâmega e Barroso.

A iniciativa foi composta por três painéis: no primeiro painel o tema central foi “A água como elemento agregador de saúde e bem-estar”, no segundo falou-se em torno do tema “A importância da água no futuro estratégico do país” e o terceiro e último painel teve como objeto “A água como um fator primordial no desenvolvimento sustentável”.

Segundo o Presidente do AquaValor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água e Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, “o bom entendimento que existe entre os seis autarcas da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso fez com que nos uníssemos e apresentássemos uma solução para este território, através dos nossos produtos endógenos, sendo a água o elemento agregador e comum aos seis municípios seja na sua vertente turística, gastronómica, económica ou agrícola”.

Inevitavelmente, a perda de população nas regiões do Interior voltou a ser um assunto falado neste fórum. Neste sentido, Fernando Queiroga referiu que “apesar de a região ter outros recursos endógenos, a água foi a “alavanca” para atrair capacitação, inovação e tecnologia para o território para que assim seja possível acrescentar mais valor a todos os outros produtos, sendo importante que esse valor fique na região, que as pessoas continuem a produzir os produtos de excelente qualidade e, naturalmente, fixar população”, acrescentando que “a NUT III perdeu muita gente e, então, passamos a ter uma responsabilidade acrescida. Portanto, só conseguimos inverter essa tendência criando mais-valias, capacitação e melhores condições de vida para que as pessoas permaneçam neste território. Isso não se consegue de um ano para o outro, mas já se nota que há mais empresas a fixar-se na região”.

O autarca enalteceu ainda “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo AquaValor no âmbito da investigação e, consequentemente, na valorização do território através dessas mesmas funções”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, salientou “a capacidade que territórios como o Alto Tâmega e Barroso têm para a fixação dos seus jovens e também para atrair mais gente qualificada: centrando-nos na água. A nossa aposta passa também por outras áreas de desenvolvimento económico, criando condições para que mais empresas se fixem cá e criem mais emprego. Temos consciência de que as exigências são grandes, que existe uma grande competição territorial e nessa lógica faz todo o sentido que mobilizemos todos os recursos, todas as capacidades e todas as competências em torno deste território para, assim, podermos competir num plano superior”.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, também marcou presença no evento e realçou que “nos territórios do Interior nota-se uma grande dinâmica, nomeadamente na atração de estrangeiros, mas esse saldo migratório não tem sido suficiente para equilibrar o saldo natural, porque efetivamente nascem menos pessoas. Portanto temos de saber adaptar a nossa estratégia a esta realidade, tornando os territórios mais funcionais e, para isso, precisamos de ter pessoas cada vez mais qualificadas e para atrair mais gente precisamos de ter emprego qualificado e diversificado”.

A representante do Governo português referiu ainda que “a água é uma das soluções [para o desenvolvimento do território]”.

Outro ponto muito focado pelos três intervenientes foi o regresso do Ensino Superior Público ao território do Alto Tâmega e Barroso.

Uma realidade muito recente, mas mais um passo importante dado na atração e fixação de pessoas qualificadas neste território.

A 4ª edição do Aqua Fórum do Alto Tâmega e Barroso teve a organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) em parceria com o AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água.

Cão de Gado Transmontano   Corrida de Abril   Cartão Social   Desporto   Natalidade   Juventude     Conselho Municipal de Educação   Assembleia Municipal   Hora do Planeta   B.V.B.   Litio   Sessões Informativas   Janeiras / Reis   Presidente   Visitas ao Concelho   +Boticas   GDB   BTT   Fórum Boticas

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024