Festa em Honra do Divino Salvador do Mundo
BOTICAS, 2016-08-08 17:42:10

Realizou-se este domingo, dia 7 de agosto, uma das romarias mais importantes do concelho botiquense, as festividades em Honra do Divino Salvador do Mundo, o santo protetor do gado.

O dia de festa começou bem cedo com a tradicional salva de morteiros, a assinalar o início das festividades. De seguida decorreu a habitual arruada pelas ruas da aldeia, com a Banda Filarmónica do Couto de Dornelas. Logo depois celebrou-se a missa e sermão em Honra do Divino Salvador do Mundo.

O ponto mais alto do dia foi a majestosa procissão em redor do santuário e a tradição secular de bênção do gado levado, antecipadamente, pelos agricultores para o santuário. Um momento de grande importância até porque a pecuária continua a ser uma das principais fonte de rendimento e sustento de muitas famílias do concelho barrosão.

A tarde de festa foi preenchida com o habitual leilão de oferendas e a atuação de um grupo de concertinas. À noite decorreu o arraial com o grupo musical “Mobile Show”.

À semelhança dos anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, fez questão de marcar presença nas festividades.

CIM do Alto Tâmega   Visitas ao Concelho   Litio   Festas / Romarias   Vespa Velutina     FestInVale   Atividades de Verão   Cão de Gado Transmontano   DHI   S. Sebastião   Boticas Parque   Educação   Protecção Civil   Freguesias   Conselho Municipal de Segurança   Hora do Planeta   Ambiente   Conselho Local de Ação Social   Verão em Festa 2023

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT