Primeiro-Ministro visitou Concelho de Boticas
BOTICAS, 2014-06-04 09:33:29

 

No passado sábado, dia 31 de maio, Boticas recebeu a visita do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, a sua primeira visita ao concelho enquanto Chefe de Governo, marcada pela inauguração de duas importantes infraestruturas que visam não só dinamizar a região, mas também dar mais visibilidade ao concelho enquanto ponto turístico de interesse.

À sua chegada, o chefe de governo foi recebido com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Boticas na Praça do Município, onde o aguardava o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos, bem como as centenas de botiquenses que fizeram questão de demonstrar a arte de bem receber, tão característica do povo barrosão. Depois de cumpridas todas as formalidades no exterior do edifício municipal, e do descerro da placa desta visita junto à do Presidente da República, todas as entidades, convidados e população, foram convidados a assistirem à Cerimónia que teve lugar no Salão Nobre, onde foi assinado o Protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e onde o Primeiro-Ministro foi agraciado com a Chave de Ouro do Município, entregue pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal. No decorrer desta Cerimónia houve ainda tempo para as intervenções do Primeiro-Ministro e do Presidente do Município, Fernando Queiroga, que fez questão de relembrar a importância de investir no interior do país, de forma a desenvolver um crescimento económico sustentável, criar mais postos de trabalho, e, consequentemente, transformar as regiões do interior, como o concelho de Boticas, em locais economicamente viáveis para os jovens se fixarem, contribuindo assim para a dinamização da própria economia local.

Respondendo a Fernando Queiroga, o Primeiro-Ministro reconheceu as dificuldades que ainda hoje as regiões do interior têm de enfrentar, salientando também a crescente vontade da Administração Central em elaborar uma proposta que vá de encontro às necessidades reais da população do interior, transferindo novas competências para a esfera municipal e intermunicipal.

No final da Cerimónia, e já no exterior da Praça do Município, o Primeiro-Ministro foi surpreendido com a oferta de uma vitela barrosã, junto a alguns membros da Confraria da Carne Barrosã, representantes máximos desta raça bovina de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Seguiu-se depois a inauguração da nova unidade hoteleira “Boticas Hotel Art & Spa”, uma inauguração que contou com a presença e com a bênção do Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, havendo ainda tempo para as intervenções do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e de Laura Afonso e Artur Afonso, representantes da Fundação Nadir Afonso, que aproveitaram a ocasião para presentearem o Primeiro-Ministro com uma serigrafia do mestre Nadir Afonso.

Após a visita ao Centro de Artes, onde funciona também a Loja Interativa do Turismo, toda a comitiva, convidados e população botiquense seguiu para a Relva, a fim de inaugurar o Parque Boticas Natureza Biodiversidade (BNB), um parque temático destinado a promover a correta gestão dos espaços protegidos e a preservar a biodiversidade, quer ao nível da flora, quer ao nível da fauna, contando já com vários equipamentos de apoio para o devido efeito.

Apesar da visita oficial ter terminado por aqui, a festa prolongou-se durante mais algum tempo, com um almoço convívio realizado nas instalações do Parque BNB destinado às centenas de pessoas ali presentes. 

Tags

Centro de Artes   Inaugurações   Nadir Afonso   Confraria   B.V.B.   Fórum Boticas   Kung Fu Boticas   Natal   GDB   Teatro   Feira do Livro   Dia do Idoso   S. Sebastião   Conselho Local de Ação Social   Visita de Estudo a Lisboa   Obras   Boticas Fashion   Casas do Conhecimento   Hora do Planeta   Presidente  

Últimas

Demonstração de Kung Fu na Praça do Munícipio

Demonstração de Kung Fu na Praça do Munícipio

Festa do Emigrante em Ardãos

Festa do Emigrante em Ardãos

Espetáculo do “Arrepiado” com assistência de se perder de vista

Espetáculo do “Arrepiado” com assistência de se perder de vista

Procissão em Honra de Nossa Senhora da Livração atraiu milhares de fiéis a Boticas

Procissão em Honra de Nossa Senhora da Livração atraiu milhares de fiéis a Boticas

XXV Festival de Folclore do Concelho de Boticas com casa cheia

XXV Festival de Folclore do Concelho de Boticas com casa cheia

Tradição das Chegas de Bois voltou a cumprir-se em Boticas

Tradição das Chegas de Bois voltou a cumprir-se em Boticas

Equipa de Bobadela venceu VIII Maratona de Veteranos de Futsal

Equipa de Bobadela venceu VIII Maratona de Veteranos de Futsal

Festividades em Honra de Nossa Senhora da Assunção na Granja

Festividades em Honra de Nossa Senhora da Assunção na Granja