Censos 2011 revelaram que Vila de Boticas teve um aumento populacional
BOTICAS, 2011-07-12 16:46:14

De acordo com os resultados preliminares dos Censos 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, a Vila de Boticas, sede do concelho, aumentou a sua população em cerca de 22%, o que é um sinal bastante positivo e animador, tendo em conta o despovoamento que é sentido no interior do país.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, este aumento "é um dado histórico, talvez único no país", relacionando o mesmo à criação de emprego. "As políticas que temos vindo a implementar têm sido positivas. Conseguimos alguma empregabilidade na sede de concelho, como é o caso da fábrica das cordas (Euronet) que vai agora aumentar as instalações, e criámos condições para a instalação de algumas empresas, como é o caso de Hélder Gonçalves que foi agora absorvida por uma multinacional israelita", explicou Fernando Campos.

No entanto, nem tudo são motivos para festejar. Apesar do acréscimo populacional na Vila de Boticas, as restantes freguesias do concelho perderam habitantes. As freguesias de Curros, Covas do Barroso, Fiães do Tâmega e Codessosso foram as que mais habitantes perderam nos últimos dez anos (valores rondam os 20%), seguidas das freguesias de Ardãos, Granja, Pinho, Beça, Vilar, São Salvador do Viveiro, Alturas do Barroso, Dornelas e Cerdedo (entre os 10 e os 20%). As freguesias de Bobadela e Sapiãos apesar de também terem perdido população, foram as que atingiram a menor percentagem (entre os 2 e 10%).

No seu conjunto o Concelho de Boticas, desde 2001, perdeu 670 habitantes, o que em termos percentuais corresponde a 10,4% da população, contando, assim, neste momento, com 5.747 habitantes. Fernando Campos apesar de lamentar estas perdas no concelho, que é o menos povoado do Alto Tâmega, defende que "face à situação nacional, foi melhor que o esperado".

Ao nível do Alto Tâmega a situação é idêntica, dado que tal como o concelho de Boticas, também a maioria dos restantes concelhos viram o seu número de habitantes residentes reduzido. No total, nos últimos dez anos, os seis concelhos do Alto Tâmega perderam 10.397 habitantes, quase 10% da população.

GDB   CPCJ   Obras   Rampa de Boticas   Dia Nacional dos Moinhos   DHI   Aventura no Barroso   Senhor do Monte   Sapadores Florestais   Protecção Civil   Dia do Idoso   Exposições   Boticas Parque   Visitas ao Concelho   Educação   Boticas Parque (BNB)   São João   S. Sebastião   Litio   Volta a Portugal

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo