Município de Boticas leva “Curso de Tapeçaria Artesanal” a Gond-Pontouvre (França)
BOTICAS, 2009-11-24 18:28:13

 

Com início no mês de Novembro de 2008 e com data de encerramento prevista para o mês de Janeiro do próximo ano, o Município de Boticas vem promovendo a execução de um Curso de Tapeçaria Artesanal, que garante a Dupla Certificação, já que para além de garantir equivalência ao 9º ano (no âmbito dos cursos de educação e formação de adultos), permite às formadas usufruírem de formação específica na área da tapeçaria.

Este curso decorre ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), e tem vindo a ser frequentado por quinze formandas, destinando-se a beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e desempregadas de longa duração com habilitações mínimas do 6º ano de escolaridade.

A frequência deste curso acabará por se revelar uma mais-valia profissional para as suas formandas, encorajando-as a poderem constituír o seu próprio negócio.

Simultaneamente, este curso pode contribuir também para a valorização e preservação das tradições e do artesanato da região e do concelho, bem como incrementar todas as suas potencialidades turísticas.

Assim, no âmbito da execução deste projecto e no seguimento do processo de Geminação que Boticas estabeleceu e que tem vindo a fortalecer com o seu município congénere francês de Gond-Pontouvre (Angouleme-França), realizou-se mais uma iniciativa importante para o fortalecimento dos laços de geminação entre estas duas autarquias europeias.

De facto, entre os dias 13 e 16 de Novembro, uma delegação do Município de Boticas, presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e composta ainda pela coordenadora, mediadora, algumas formadoras e pelas formandas do Curso de “Tapeçaria Artesanal”, deslocou-se àquela localidade francesa para participar numa feira de artesanato promovida por aquela edilidade.

Estava de facto e desde o início da execução deste projecto, prevista uma acção transnacional e concretizá-la junto de uma cidade geminada e já com fortes relações com o Município de Boticas, era “ouro sobre azul”, como se costuma dizer.

A delegação, que, quer durante a viagem, quer durante o período de realização da feira, se mostrou sempre muito satisfeita e empenhada na promoção das tradições do artesanato português, encontrou um acolhimento e uma simpatia ímpar, por parte dos responsáveis franceses que os receberam da melhor forma possível.

O espaço reservado para a exposição dos artigos e dos produtos portugueses era aquilo a que poderíamos apelidar de “lugar de honra” e assim foi possível mostrar e promover tudo o que de bom o Concelho tem para oferecer, fazendo com que durante o certame Boticas tenha sido a rainha daquela feira de artesanato.

Houve oportunidade para se promover o artesanato, e tão apreciado que foi e tantos elogios que receberam as formandas pelos belos trabalhos que realizaram e que ali expuseram. Promoveram-se alguns dos produtos regionais e o Mel de Barroso, entre outros produtos, fez os encantos dos visitantes daquele certame.

Trocaram-se experiências, trocaram-se saberes, partilhou-se o companheirismo, criaram-se novas amizades e fortaleceram-se amizades estabelecidas. No fundo fez-se jus ao propósito das geminações.

Na inauguração do certame, o Vice-Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, agradeceu a forma carinhosa e amiga como toda a delegação foi recebida e em nome do Município ofertou algumas lembranças simbolizando o apreço e a satisfação que significou para Boticas, ser “cabeça de cartaz” de um certame por onde passaram centenas de pessoas ao longo de todo o fim-de-semana. Teve ainda oportunidade para parabenizar todas as formandas e no fundo, toda a estrutura do Curso, pelo trabalho desenvolvido ao longo de um ano e que agora estava ali bem patente e à vista de todos.

No final era unânime a sensação de que tinha valido a pena esta iniciativa e que trocas destas nunca são demais, principalmente quando nas delegações reina o companheirismo e a boa disposição, mas também o orgulho e o prazer de demonstrar o bom trabalho realizado.

Tags

Kung Fu   CEDIEC   Exposições   DHI   CPCJ   Boticas Mexe   BVB   Obras   Fernando Queiroga   Rali   Heróis da Fruta   Presidente   Universidade do Minho   Assembleia Municipal   São João   Desporto   Defesa da Floresta   Cão de Gado Transmontano   BTT   S. Sebastião  

Últimas

Chegas de Bois atraem milhares de aficionados a Boticas

Chegas de Bois atraem milhares de aficionados a Boticas

XXIV Concurso Pecuário de Gado da Raça Barrosã

XXIV Concurso Pecuário de Gado da Raça Barrosã

Campanha de Adoção de Animais de Companhia

Campanha de Adoção de Animais de Companhia

Cancelado lançamento de Fogo de Artifício nas Festas do Concelho

Cancelado lançamento de Fogo de Artifício nas Festas do Concelho

Despique de bandas na Praça do Município

Despique de bandas na Praça do Município

Encenação da comédia grega “Lisístrata” de Aristófanes

Encenação da comédia grega “Lisístrata” de Aristófanes

Covas do Barroso em Festa

Covas do Barroso em Festa

Inauguração do Nicho do Sr. do Monte e da Senhora de Fátima em Nogueira

Inauguração do Nicho do Sr. do Monte e da Senhora de Fátima em Nogueira