Declaração de Situação de Alerta | Condições Meteorológicas Adversas
BOTICAS, 2019-12-19 11:22:44

Declaração de Situação de Alerta | Condições Meteorológicas Adversas

De acordo com a informação oficial disponibilizada ontem, dia 18 de Dezembro de 2019, pelo CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Vila Real, tendo como fonte o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para os dias 18, 19 e 20 de Dezembro de 2019, salienta-se a previsão de ocorrência de precipitação forte e persistente, acompanhada de trovoada, tendo sido declarado a situação de alerta - Aviso Laranja e Vermelho para o distrito de Vila Real.

Declaração da Situação de Alerta – AVISO LARANJA - no período compreendido entre as 09h00 e as 12h00 do dia 19.12.2019 e as 21h00 e as 00:00H do dia 20.12.2019.

- Precipitação forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada.

- Vento forte de sudoeste, com rajadas até 100 Km/h, que poderão atingir 130 Km/h nas terras altas, em especial durante a tarde. Não são de excluir fenómenos extremos de vento localizados.

Declaração da Situação de Alerta – AVISO VERMELHO - no período compreendido entre as 12h00 e as 21h00 do dia 19.12.2019.

- Precipitação forte e persistente, com valores acumulados previstos de 40 mm/12h nas regiões Norte e Centro.

- Vento forte de sudoeste, com rajadas até 80 km/h no litoral Oeste, que poderão atingir 120 km/h nas terras altas.

Face ao exposto a ANEPC recomenda à população a tomadas das necessárias medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente:

• Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Mais informações sobre as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

Actividades de Verão   Boticas Parque   Janeiras / Reis   +Boticas   Água   S. Sebastião   Fórum Boticas   Litio   Conselho Municipal de Educação   Festas/Romarias   Visitas ao Concelho   Canil Municipal   Dia Nacional dos Moinhos   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Carnaval   Boticas Mexe   Senhor do Monte   Conselho Municipal de Segurança   B.V.B.   Natal

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial