Covas do Barroso acolheu mais uma edição da Festa das Colheitas
BOTICAS, 2019-10-11 09:31:28

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), com o apoio do Município de Boticas, Junta de Freguesia de Covas do Barroso, Ecomuseu de Barroso, AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, Ecomuseu de Barroso e Iberdrola, organizou, no passado dia 5 de outubro, mais uma edição da Caminhada da Festa das Colheitas, que contou com a participação de cerca de quatro centenas de pessoas.

À semelhança da edição anterior o ponto de encontro foi junto à Quinta do Cruzeiro, local onde os participantes tinham à sua espera um mercado com uma grande variedade de produtos locais e artesanato.

Desta forma, os produtores tiveram a possibilidade de escoar alguns dos seus artigos, contribuindo para a valorização dos produtos agrícolas, do artesanato da região e do desenvolvimento da economia local.

Os caminheiros puderam também assistir ao ciclo do pão e, ainda, participar em visitas guiadas à Casa Museu “Quinta do Cruzeiro” – Polo do Ecomuseu de Barroso.

A caminhada teve início no largo junto à Casa Museu “Quinta do Cruzeiro” e percorreu a aldeia de Covas do Barroso.

Ao longo dos 12 kms de percurso, os visitantes apreciaram e desfrutaram das belas paisagens e riqueza natural deste território, classificado como Património Agrícola Mundial.

Por sua vez, as crianças participaram na caminhada “Arre Burro”, com uma distância mais curta (5km), tendo como companhia alguns exemplares de Burros de Miranda, uma espécie autóctone oriunda da região de Miranda do Douro.

O contacto direto com os animais permitiu aos mais novos conhecerem um pouco mais sobre as particularidades desta raça asinina, em vias de extinção.

Tal como acontece neste tipo de iniciativas, os caminheiros deliciaram-se com um reforço composto por produtos típicos do Concelho de Boticas e da região.

Finda a caminhada teve lugar um almoço-convívio na eira da Quinta do Cruzeiro, sítio onde se realizou também a desfolhada à moda antiga e o guardar no milho nos espigueiros, duas tradições seculares ainda enraizadas nas gentes do Barroso.

A festa prolongou-se até ao final da tarde com os jogos tradicionais realizados pelo grupo “Jogo do Pau” e com as atuações de “Os Burricos” e do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso.

Cão de Gado Transmontano   ANMP   Festa de Boticas   Freguesias   Educação   Carnaval   Kung Fu Boticas   São João   Boticas Mexe   B.V.B.   Igualdade   Desporto   Natalidade   Boticas Parque   Visita de Estudo a Lisboa   Fórum Boticas   Cartão Social   S. Sebastião   BTT   Defesa da Floresta

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT