Visita Guiada ao CEDIEC e Castro de Outeiro Lesenho
BOTICAS, 2013-06-19 11:31:16

No passado dia 16 de junho, um grupo de pessoas juntou-se no Largo do Município, em Boticas, para partir à descoberta do património castrejo. Do Largo do Município seguiram para uma visita ao CEDIEC (Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja), onde puderam visionar dois pequenos filmes: “O Pão de Bolota” e “O Ritual dos Banhos nos Balneários Castrejos”, bem como as réplicas em tamanho real dos Guerreiros Galaicos em exposição na sala dos guerreiros e todas as restantes peças expostas.

Do CEDIEC, e depois de algumas explicações sobre alguns fatos da cultura castreja, partiram à descoberta do Castro de Outeiro Lesenho. O percurso a pé até ao topo do Castro foi animado e pelo caminho puderam ir percebendo a sua estrutura.

Chegados lá acima, puderam deslumbrar-se com a inebriante paisagem e com a imponência do Guerreiro Galaico, que do cimo da primeira linha de muralha guarda com imponência este lugar maravilhoso.

Esta visita fazia parte da calendarização da Rede de Castros do Noroeste Peninsular, um projeto da DRCN (Direção Regional de Cultura do Norte), no âmbito da qual estão agendadas mais duas visitas: uma no dia 4 de agosto e outra no dia 14 de setembro.

Integram esta Rede o Castro de Alvarelhos (Trofa), Castro de Monte Mozinho (Penafiel), Castro de Outeiro Lesenho (Boticas), Castro do Padrão (Santo Tirso), Castro de São Caetano (Monção), Castro de S. Lourenço (Esposende), Citânia de Briteiros (Guimarães), Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo), Cividade de Bagunte (Vila do Conde), Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim).

FestInVale   Boticas Fashion   Visita de Estudo a Lisboa   B.V.B.   Festival de Folclore   Litio   Boticas Mexe   Juventude   Ambiente   Fernando Queiroga   Boticas Parque (BNB)   Boticas Parque   BTT   Barragens Alto Tâmega   Natal do Idoso   Seminário   +Boticas   Presidente   Vespa Velutina   Sessões Informativas

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”