Auditório Municipal recebeu o Colóquio “Apoios ao Rendimento”, destinado aos agricultores do concelho
BOTICAS, 2014-02-18 17:27:12


Realizou-se esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, o Colóquio “Apoios ao Rendimento”, com o objetivo de dar a conhecer aos agricultores as regras para as candidaturas de 2014, no âmbito do quadro comunitário 2014-2020, assim como as alterações de alguns programas comunitários para este período. Foram ainda divulgados alguns dos apoios que a Câmara Municipal de Boticas, em conjunto com a Cooperativa Agrícola (CAPOLIB), irão destinar aos agricultores do concelho, estando já prevista a criação de um Gabinete de Apoio ao Mundo Rural, de maneira a apoiar e impulsionar futuros projetos agrícolas.

O Colóquio, que decorreu no Auditório Municipal, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que neste seu discurso sublinhou a importância e o empenho deste executivo na inovação, no empreendedorismo e na criação e manutenção de emprego no setor agrícola. Porém, salientou também que este é um caminho a ser trilhado por todos, pois se não houver um maior espírito de associativismo entre a comunidade agrícola dificilmente se conseguirão resultados que impulsionem, não só os próprios agricultores, mas também o concelho, pois esse terá de ser sempre o objetivo último das entidades envolvidas. Fernando Queiroga apelou ainda à importância de cada um se assumir como um pequeno empreendedor, continuando para isso a fazer proveito dos produtos e dos recursos locais, para seu próprio benefício e benefício da comunidade em geral. A fazer a introdução a este colóquio esteve Albano Álvares, Presidente da CAPOLIB, assim como Alcino Sanfins, gestor da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Douro, Corgo e Tâmega, em que fizeram questão de demonstrar a disponibilidade das entidades por eles representadas em continuar a apoiar e cooperar com os pequenos agricultores.

Já a informação técnica relativa à nova PAC, às ajudas FEAGA e à fiscalidade e Segurança Social no setor agrícola ficou a cargo de Pedro Pinto, representante da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL). Durante a sessão foram abordadas as alterações e novas regras do quadro comunitário para o período 2014-2020, nomeadamente no que diz respeito aos pagamentos / ajudas ao agricultor, bem como os procedimentos e requisitos mínimos a ter em conta para continuarem a usufruir dos mesmos. Outro dos pontos abordados foi justamente um dos que ainda continua a suscitar muitas dúvidas entre alguns agricultores / produtores, relacionado com a obrigatoriedade de se coletarem nas Finanças e de declararem os seus rendimentos para efeitos de IRS. De maneira a esclarecer as contribuições que cada um será agora obrigado a fazer, foi também explicada a forma como funcionam as contribuições por escalão nos descontos para a Segurança Social e mencionados outros aspetos técnicos que agora passam a ser obrigatórios, tais como a comunicação de faturas ou ainda a requisição de minutas para a circulação de bens agrícolas.

Este colóquio foi também realizado no âmbito do Boticas Qualifica+, do Programa CLDS+.

Tags

Assembleia Municipal   Nadir Afonso   Aventura no Barroso   Defesa da Floresta   Centro de Artes   Natal   PIICIE   PAVT   CPCJ   Desporto   Boticas Fashion   Janeiras / Reis   Festa de Boticas   Rali   Ambiente   Teatro   CIM do Alto Tâmega   São João   Barragens Alto Tâmega   DHI  

Últimas

Grupo “Verde Canto” animou Praça do Município

Grupo “Verde Canto” animou Praça do Município

Festa em Honra de São Lourenço em Bobadela

Festa em Honra de São Lourenço em Bobadela

Noite de fado humorístico com Nani Nadais

Noite de fado humorístico com Nani Nadais

Humoristas Rui Xará e Pedro Neves colocaram “Boticas a Rir”

Humoristas Rui Xará e Pedro Neves colocaram “Boticas a Rir”

 Mercadinho de oportunidades na Praça do Município

Mercadinho de oportunidades na Praça do Município

Diversão ao rubro no FestInVale Junior

Diversão ao rubro no FestInVale Junior

Inauguração do Salão da Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto

Inauguração do Salão da Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto

Festa da Vitela Barrosã em Carvalhelhos

Festa da Vitela Barrosã em Carvalhelhos