Posto móvel de acesso à Internet vai passar a circular pelo concelho
BOTICAS, 2009-11-23 11:59:07

Tendo em conta o sucesso alcançado pelo Gabinete Itinerante de Apoio ao Munícipe, criado em 2003 e actualmente composto por duas viaturas que percorrem diariamente as aldeias do concelho, disponibilizando uma série de serviços aos munícipes, a Câmara Municipal de Boticas decidiu reforçar esse serviço com a entrada em funcionamento de uma terceira viatura que, no entanto, será diferente das suas antecessoras pelo facto de, para além dos serviços já prestados, já que funcionará também como um posto móvel de acesso à Internet.

Para tal, a nova viatura está equipada com computadores portáteis, conjunto para vídeo conferência e infraestrutura de comunicações via Wireless. Para que a viatura tenha ligação permanente à Internet em todo o concelho será criada uma rede wi-fi de última geração (Mesh), sendo instalada uma rede omnidireccional num dos pontos mais elevados do concelho, que dará cobertura a todo o território do Município. A viatura estará ainda dotada de um sistema 3G de acesso à Internet, garantindo uma continuidade dos serviços, caso a rede wi-fi não esteja operacional ou a viatura se encontre numa “zona de sombra”, sem cobertura de rede.

Apesar da generalização da utilização de computadores portáteis, fruto dos programas e-escola, novas oportunidades e a iniciativa Internet para todos (Magalhães), destinada aos alunos do primeiro ciclo, há uma grande quantidade de jovens que, quer por dificuldades financeiras, quer por falta de cobertura de rede, não conseguem utilizar as funcionalidades disponíveis na Internet. Por isso mesmo, esta viatura permitirá também o acesso a uma rede wi-fi aberta, num raio de 300 metros, para acesso à Internet a partir de computadores ou outros dispositivos móveis.

A aquisição desta nova viatura enquadra-se numa candidatura designada por “Novas Tecnologias no Mundo Rural” , apresentada pelo Município de Boticas ao Eixo Prioritário V do ON.2, no âmbito do Objectivo Específico “Modernização do Governo Electrónico e melhoria da relação das empresas e dos cidadãos com a Administração Desconcentrada Local”.

Este serviço deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.

O financiamento deste projeto foi assegurado através da candidatura “Novas Tecnologias no Mundo Rural - Operações no Domínio dos Balcões Multiserviços Móveis – NORTE-07-0826-FEDER-000186”, apresentada ao Programa ON.2, Eixo Prioritário I –Competitividade, Inovação e Conhecimento, Regulamento Específico – Apoio à Modernização Administrativa, Aviso 01-07-08-26-04-CIMTM/SAMA/1/2009, com um investimento total elegível de 64.079,97 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 54.467,97 €, com uma taxa de comparticipação de 85%.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial