Reunião com os encarregados de Educação no arranque do novo Ano Letivo
BOTICAS, 2020-09-15 10:14:21

Num momento em que se prepara o arranque do Ano Letivo 2020/2021, fortemente marcado pela Pandemia de Covid-19, que obriga a um conjunto significativo de adaptações dos espaços escolares, para cumprir as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde e evitar a propagação da doença, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro promoveu, esta segunda-feira, uma reunião com os pais no Auditório Municipal de Boticas, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e a sub-diretora do Agrupamento, Ana Luísa Monteiro, que deram a conhecer aos pais e encarregados de educação aquelas que serão as normas de funcionamento do espaço escolar, apelando a toda a comunidade educativa para que as mesmas sejam cumpridas “com rigor” para que as atividades letivas possam decorrer com a máxima normalidade possível, possibilitando a melhor aprendizagem por parte das crianças.

Entre as principais medidas conta-se a “redução” dos momentos de pausa (intervalos), o que leva a que todos os ciclos de ensino (incluindo os jardins de infância) funcionem entre as 9h00 e as 16h00. Para além disso, os momentos de intervalo serão desfasados entre os diferentes anos, para evitar a concentração de um grande número de alunos no mesmo espaço e ao mesmo tempo. Igualmente desfasada por anos será também a hora de almoço no refeitório, sendo que o espaço será higienizado entre cada grupo.

O uso de máscara será obrigatório para os alunos do 2º e 3º ciclos, que receberão 3 máscaras sociais reutilizáveis no dia da apresentação, e facultativo para os alunos do 1º ciclo e jardins-de infância. Nos casos do 1º, 2º e 3º ciclos o acesso à escola passará a ser feito pelos dois portões (pela avenida do Eiró e/ou pela rua Padre Cândido Lemos), devendo ser sempre respeitados os circuitos de circulação. No caso dos jardins-de-infância, as crianças serão entregues à porta, onde são recebidas por uma funcionária. Em ambos os casos, os pais estão impedidos de entrar na escola, devendo ao máximo fazê-lo, sendo que quando necessitarem “interagir” com a escola deverão utilizar preferencialmente os meios digitais ou agendar previamente com os professores titulares / directores de turma a sua visita à escola.

O recinto escolar contará com dispensadores de álcool gel instalados estrategicamente para que as crianças possam higienizar frequentemente as mãos. Para além disso, os espaços exteriores de “recreio” estarão separados por ciclos de ensino, para evitar ao máximo o contacto entre crianças de diferentes turmas/ciclos de estudos.

As salas de aula foram preparadas para garantir o afastamento obrigatório entre crianças e cada turma terá aulas sempre na mesma sala. As aulas de educação física, que têm normas específicas para a sua realização, decorrerão, neste período inicial e até nova avaliação, sob a forma teórica, tendo lugar na sala de aula dos alunos.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, manifestou a “total disponibilidade da autarquia para melhorar e corrigir algum aspeto que esteja menos bem”, pedindo aos pais e a toda a comunidade escolar para darem “feedback sobre algo que corra menos bem, para que se possa intervir e adaptar oportunamente”. Apesar de todas as limitações e constrangimentos, Fernando Queiroga deixou uma palavra de confiança a todos os encarregados de educação, sublinhando que “com a ajuda de todos vamos conseguiu que este ano lectivo corra da melhor forma, garantindo que a nossa escola continua aberta e mantendo o vírus bem longe de Boticas. Todos temos que ter cuidados redobrados e estar vigilantes e atentos para que o Concelho de Boticas possa continuar a não registar qualquer caso de infecção pelo coronavírus. Do que depender de nós, tudo iremos fazer”, rematou.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso